domingo, 17 de maio de 2009

Ballard




"Escritores são 'times de um homem só' e que precisavam do incentivo da multidão.
Devem ser ordeiros e previsíveis em suas vidas, para que possam ser selvagens e sinistros em suas obras."





O casamento entre a razão e o pesadelo, que tem dominado o século 20, deu origem a um mundo que é cada vez mais ambíguo.

Pelo cenário das comunicações movem-se os espectros de tecnologias sinistras e os sonhos que o dinheiro pode comprar.

Sistemas de armas termonucleares e comerciais de bebidas coexistem em um ofuscante reino governado pela publicidade e pelos pseudo-eventos, pela ciência e pela pornografia.

Nossas vidas são presididas pelos grandes e geminados leitmotifs do século 20 - sexo e paranóia.

Apesar do encanto de McLuhan com a alta velocidade dos mosaicos de informação, não conseguimos deixar de nos lembrar do profundo pessimismo de Freud em A Civilização e seus Descontentes. Voyeurismo, autoaversão, a base infantil de nossos sonhos e anseios - essas enfermidades da psique culminaram agora com a mais aterrorizadora perda do século: a morte do afeto.

Esta renúncia ao sentimento e à emoção sedimentou o caminho para todos os nossos mais reais e
ternos prazeres: nas excitações provocadas pela dor e pela mutilação; no sexo como a arena perfeita, semelhante a uma cultura de pus estéril, para todas as verônicas de nossas próprias perversões; na liberdade moral de nos entregarmos à nossa própria psicopatologia como a um jogo; e nos nossos aparentemente ilimitados poderes para a criação de conceitos - o que os nossos filhos devem temer não são os automóveis nas auto-estradas de amanhã, mas o nosso próprio prazer em estabelecer os mais elegantes parâmetros para suas mortes.

Documentar os incômodos prazeres de viver no interior deste glauco paraíso tem sido cada vez mais o papel da ficção científica.

J.G.Ballard - 15/11/1930 - 19/04/2009



J. G. Ballard ( Billenium, Cloud Scultors, Cocaine Nights, Concrete Islands, Dream Cargoes, Drowned Giant, High Rise, Kindness of woman, Running Wild, Rushing to paradise, Tha atrocity exhibition, The Burning World, The Crystal World, The dead astronaut, The drought, The drowned World, The Garden Of Time, The subliminal man, The Terminal Beach, The Wind from nowhere) [ Download ]

Crash (Em português) [ Download ]

O Mundo Submerso [ Download ]