segunda-feira, 18 de maio de 2009

Quando a Ficção Científica vira realidade: ParanoidLinux e Cory Doctorow



"Meu favorito era o ParanoidXbox, um tipo de ParanoidLinux. ParanoidLinux é um sistema operacional que assume que seu operador está sob a censura de um governo (foi intencionalmente criado para uso dos dissidentes da China e da Síria) e faz todo o possível para manter suas comunicações e documentos em segredo. Ele até dispara um monte de comunicações falsas que supostamente disfarçam o fato de você estar fazendo algo às escondidas. Então, enquanto você está recebendo uma mensagem política, um caracter por vez, ParanoidLinux finge surfar na Web e preencher questionários, estar namorando em salas de bate-papo. Enquanto isso, um em cada quinhentos caracteres que você recebe é a mensagem verdadeira, uma agulha escondida em um palheiro." (Little Brother - Cory Doctorow)


[ Se o fato da distribuição do ParanoidLinux (agora no estágio alfa-alfa) ser baseado em um livro de Ficção Científica não é inquietante, considerando duas questões.
A primeira é que em certas áreas do mundo onde ocorre censura, um sistema operacional que garanta anonimato ao seu usuario pode, literalmente salvar vidas... ]

ParanoidLinux