domingo, 14 de junho de 2009

Sergio Gaut Vel Hartman


Sergio Gaut vel Hartman (1947 - ) nasceu em Buenos Aires, Argentina. Filho de pais judeus imigrantes da Polônia e Rússia, desde pequeno foi um apaixonado pela leitura de livros de FC.
Seu primeiro conto foi publicado em 1970.

Em 1982 começou a trabalhar na Pêndulo, uma das publicações mais prestigiadas da Ficção Científica Argentina.

Gaut foi um dos fundadores do Círculo Argentino de la Ciencia Ficción y Fantasia, lançou uma das revistas mais populares na Argentina dedicadas a FC, a Sinergia (1983) e foi também editor da Parsec (1984). Em 2004 recebeu o prêmio Phobos de FC.

A ficção de Gaut se caracteriza principalmente por explorar a coexistência de realidades paralelas, ou dimensões paralelas. Em sua obra, o autor especula sobre a degradação entrópica cotidiana, e a capacidade do ser humano de se adaptar à qualquer circunstância atípica.

Sua narrativa é planejadamente labirintica, de exploração metafísica.

Em seu conto 'Cuerpos a la deriva' ele explora esta realidade paralela, através da clonagem, da criação de corpos descartáveis. Neste conto, corpos são mercadorias no sentido mais usual, sendo
trocados, vendidos e comprados.

A obra de Gaut oferece ao leitor a rejeição de conceitos conhecidos, como o 'Eu', transcendendo limites, questionando a própria existência. Seu texto é subversivo, no sentido que sabota a estabilidade cultural daquilo que chamamos realidade.

Sua ficção científica apresenta o indefinido ou indefinível, para criar uma reação contra o 'real', transportando o leitor para um lugar onde tudo é possível, até o real.

fonte:Latin American Science Fiction writers

Sergio Gaut Vel Hartman (Cuerpos Descartables, Fotogramas, Guia Pratica para entrar em contacto con culturas pretecnológicas, Islas, Naufrago de si mesmo, Videomania ) [ Download ]

FC Argentina

Sergio Gaut na Axxon

Blog Quimicamente Impuro

Blog Sinergia