domingo, 5 de julho de 2009

Christopher Anvil

Christopher Anvil ( 1922 - ) nascido Harry C. Crosby, começou trabalhando em jornais, fazendo resenhas de espetáculos, antes de começar a escrever ficção científica para revistas populares que pagavam bem por pequenos contos de FC.

Seu primeiro conto publicado (Cinderella Inc.) de 1952, ainda era assinado com seu nome de batismo, vindo a assumir o pseudônimo a partir de 1956. Com inúmeros contos publicados nas principais pulp magazines americanas dos anos 50 e 60, Anvil é considerado por muitos críticos de sua obra, como um autor de um único tema: alienígenas de uma raça tecnologicamente mais avançada, porém belicosa, não são páreos para os destemidos terrestres.

Seu conto mais conhecido 'Pandora's Planet', que apareceu pela primeira vez na revista Astounding Science Fiction em 1956, serviu como fonte de inspiração para muitos de sua época, além de fomentar um estilo que ganhou notoriedade através de filmes de aventura sobre o espaço.


A maior parte da obra de Anvil consiste de histórias curtas, sendo que até bem recentemente ainda não tinha recebido um tratamento condizente com sua importância na criação do imaginário da ficção científica americana e por que não dizer, mundial.

Em 2009 foi lançada a coletânea Rx for Chaos, reunindo seus melhores contos.

Christopher Anvil ( A Question of attitude, Cinderella Inc., Duel to the Death, Ideological Defeat, Insterestelar Patrol 1, Interestelar Patrol 2, Pandora's Legion, Pandora's Planet, Revolt, Riddle me this, Shotgun Wedding, Strangers to paradise, The claw and the clock, The operator, The trouble with aliens, The underhandler, We from Arcturus ) [ Download ]