domingo, 20 de setembro de 2009

Uma avalanche de invenções - Entrevista com Walter Jon Williams




Walter Jon Williams vive no Novo México,e é autor de mais de 20 livros.

Ele acumula indicações para prêmios Nebula, Hugo e Philip K. Dick, embora não tenha sido ainda honrado com um. Seu estilo é influenciado pelo trabalho de Roger Zelazny, pela sua hábil mistura de ficção científica tradicional e fantasia contemporânea.

***

Pergunta: Muitos fãs e críticos concordam que ciberpunk revitalizou a FC durante a década de 1980, mas você acha que isso ainda tem qualquer relevância hoje?

WJW: Acho que o ciberpunk evoluiu. As pessoas tinham a idéia em um certo ponto, que o ciberpunk era sobre computadores e distopia, mas acho que o ciberpunk foi uma série de estratégias para se pensar o futuro. Mostrou um futuro pós-capitalista saturado pela midia, em que as mudanças tecnológicas vieram através de todos os níveis da sociedade numa velocidade vertiginosa. Uma vez que este é o futuro que realmente temos hoje, não posso ver que ciberpunk possa ser menos relevante do que é agora.


P: Seu romance de 1989, Solip:System está sendo republicado como parte da nova coleção Frankensteins And Foreign Devils. Quão importante é Solip:System como elo entre seus romances Hardwired e Voice of the Whirlwind?

WJW: Infelizmente isto nos leva lamentavelmente para uma questão mundana, de como Voice Of The Whirlwind teve que ser uma sequência de Hardwired. Em primeiro lugar ela foi originalmente escrita como um romance isolado, mas minha editora me perguntou se eu poderia fazer uma sequência. E eu perguntei por quê? Sequências vendem melhor, ela disse.

Isto parecia ser uma razão moralmente justificável para fazer algumas mudanças cosméticas e transformar o romance em uma sequência, mas nunca explicou como um futuro evoluiu para o outro. Depois eu comecei a pensar como é que a mudança ocorreria e Solip:System surgiu.

Então, para retornar, após esta longa digressão à sua pergunta, Solip:System é um recurso valioso se você realmente se importa com o mundo da Hardwired. E se você não se importa, bem, deve ler de qualquer maneira, porque eu acho que é bastante provocante.


P: Seu trabalho ciberpunk é caracterizado por um turbilhão de idéias que às vezes corre o risco de sobrecarregar o enredo. Você se preocupa com este grau extremo de criatividade?

WJW: Leitores de ficção científica provavelmente têm o gene para a novidade, e parecem gostar de uma avalanche de invenções, tanto quanto um escritor gosta de fazê-lo. De qualquer forma, ninguém nunca me disse que meu problema é que tenho ideias demais.


P: A space-opera se apropriou de elementos marítimos para extrapolar aventuras no espaço, apesar da maioria dos astronautas pertencer a Força Aérea, e não a Marinha. Como um escritor de 'ficção náutica' com um dom para a línguagem, porque você acha que esta curiosidade aconteceu com a FC, e porque os termos navais ainda são usados hoje em dia?

WJW: O modelo 'Air Force' funciona bem para caças de batalha de um único assento, ou pequenas tripulações de transporte ou bombardeiros, mas quando você tem uma nave espacial, de verdade, com uma tripulação de 300 ou 1.000 pessoas, sua mente naturalmente começa a olhar para o modelo da vida real, para esse tipo de coisa, e isso é a Marinha. Além disso a Marinha tem o conjunto inteiro pronto, tradição, valores, belos uniformes, e o vocabulário perfeito para as peças do navio que, quando implementado por um autor, faz parecer que ele sabe o que está falando.

Gostaria de salientar que eu tentei excluir o que pude disto em Praxis. Porque eu não podia pensar em nenhuma razão para que uma raça de conquistadores alienígenas devessem incorporar as tradições da Marinha Real. Mas o idioma naval é tão intenso que muito dele se entranhou no livro, apesar dos meus esforços.


P: As características de Praxis são emocionantes, batalhas espaciais na velocidade sub-luz usando mísseis guiados. Como você planeja essas batalhas? Será que a matemática e a física envolvidas (em cálculos de aceleração e desaceleração) sempre causam problemas na história?

WJW: Tenho mapas. Tenho gráficos mostrando quanto tempo leva para acelerar de x para y. Tenho páginas rabiscadas de cálculos. Eu conheço peritos que posso chamar de amigos, que fazem ciência muito melhor do que eu jamais poderia. E sim, apesar de tudo isso, a maldita física fica no caminho da história.

Na metade de Praxis comecei a ver porque praticamente todo mundo que escreve esse tipo de coisa, invoca uma coisa chamada Drive Inertialess. Passei muitas horas sonhando com o Drive Inertialess. Depois de um tempo a unidade Inertialess começou a parecer muito erótica. Eu ansiava com todo o meu ser por uma unidade Inertialess. Mas então eu voltei para a danada da física, e fiz o que me disseram para fazer.


P: Sua história, Elegy For Angels And Dogs foi uma seqüência de The Graveyard Heart de Roger Zelazny, e seus romances Knight e Aristoi têm sido descritos como 'Zelaznyesque'. O que o atraiu para o trabalho de Zelazny, e quais são suas outras influências literárias?

WJW: Eu cresci lendo a New Wave dos anos 60, Zelazny e Delany e Le Guin e Moorcock e Russ e Disch. Acho que Roger se destacou por sua voz única, coloquial e norte-americano, ele era um poeta que sabia quando não usar palavras. Sem dúvida, eu absorvi boa parte disso lendo-o. Eu não tinha a intenção de que meu trabalho fosse ser especificamente Zelaznyesque, mas duvido que eu algum dia vou me cansar de elogiá-lo.


P: Seu livro Metropolitan apresenta-nos a uma explicação aparentemente racional para a magia, explorando a ideia da fantasia em termos de ficção científica, com grande convicção e plausibilidade. Você acha que os rótulos podem ser ofensivos, especialmente se são aplicados aos seus livros?

WJW: Rótulos são úteis apenas na medida em que o ajuda a encontrar uma audiência. Nos demais casos, não são ofensivos, mas sim opressivos, uma advertência constante que deve ficar dentro das linhas. Metropolitana e City On Fire foi um esforço para me livrar desta coisa de gêneros, de uma maneira diferente. Tanto quanto eu posso ver, a maioria das pessoas os lê como FC e não percebe isso.


P: Quão importante são os temas de horror (real ou imaginário) para a FC e a Fantasia?

WJW: O horror não funciona comigo. Eu não tenho medo de lobisomens ou vampiros ou hotéis assombrados, eu estou com medo do que seres humanos reais podem fazer com outros seres humanos reais. A FC absorve todas as influências literárias, e absorve o horror também, e produziu algumas histórias absolutamente arrepiantes ao longo dos anos, Darker than you think de Jack Williamson, Sandking de George RR Martin. Quando eu me exponho a fazer horror, como em Erogenoscape ou Solip:System, foram histórias que me arrastaram para lá e todas se encaixam na categoria "seres humanos contra outros seres humanos".
Talvez o horror não seja um dos tópicos principais da Ficção Científica, já que uma história de FC na maioria não é de toda terrível, mas ele está lá o tempo todo.


P: Há uma notável pitada de humor irônico em seu trabalho, especialmente no que diz respeito a algumas das suas personagens femininas. Você acha que estas partes hilariantes, são muitas vezes as partes mais fáceis de escrever?

WJW: Muito fácil, eu receio. Eu procuro reprimir minha tendência natural, procuro evitar que todos os diálogos não acabem em piadas.


P: Você cresceu no Reino Unido. Você é um fã da FC britânica? Você tem algum autor favorito não-americano?

WJW: Na verdade eu cresci nos Estados Unidos. Eu estava bem grandinho quando freqüentei a escola na Grã-Bretanha. Cresci lendo FC inglesa, na maioria Moorcock, Roberts, Aldiss, Ballard, Brunner, e pessoas como Sladek e Disch, que se não foram tecnicamente ingleses, certamente pareciam ser britânicos na época. Eu continuo a ler todos estes escritores. Escritores novos como Ken MacLeod e Miéville China são descobertas fantásticas.


P: Como um autor de ficção científica, qual a importância de manter uma presença online, com o seu próprio site e com histórias disponíveis para download e para comprar? É principalmente para a publicidade, ou (para escritores de FC, principalmente) existe um elemento de credibilidade envolvido?

WJW: A credibilidade está nos livros, ou não, e é aí que reside a minha atenção. A Internet oferece uma combinação interessante de publicidade e comunidade - participar de uma comunidade pode tornar-se uma propaganda de si mesmo.

Infelizmente o tempo disponível para a auto-propaganda é inexistente. Eu não sei como é possível escrever e passar horas publicando ensaios longos e participando de bate-papo, e se alguém tem o segredo, eu gostaria que me contasse.


P: O que você pode nos contar sobre seu romance de Star Wars, Way Destiny's? Você achou que trabalham neste meio já estabelecido impediu a sua criatividade, especialmente no que diz respeito à continuidade?

WJW: Eu sabia que este projeto seria um esforço colaborativo, e que eu não ia ter a última palavra. Esta situação não era totalmente estranha para mim, pois eu também já fiz filmes e programas de televisão, e estes são os meios de comunicação em que o escritor tem muito pouco a dizer como as coisas devem ser. Não tenho nenhum problema com essa situação, se as regras são claras.

Apesar de todos os motivos mercenários, no entanto, eu não teria feito o projeto, se não achasse que eu tinha algo a contribuir.


P: Você tem algum conselho para os novos escritores?

WJW: A Grande Rede. Preste atenção ao que os editores lhe dizem. E leia tudo. Um autor de ficção científica que lê apenas FC terá pouco com que contribuir, mas alguém com uma ampla experiência, vai saber tornar o jogo mais interessante.


Entrevistado por Christopher Geary (jan/2003)