domingo, 20 de dezembro de 2009

Ted Chiang



Ted Chiang nasceu em 1967, em Port Jefferson, New York e formou-se pela Universidade Brown em Ciência da Computação.

Ted Chiang é um caso incomum na literatura de FC e Fantasy em lingua inglesa.

Sem ter escrito ainda sequer um romance e com pouco mais de uma dúzia de contos curtos escritos, já vencera os principais prêmios de FC e Fantasy, além de inúmeras indicações.

Seu conto de estreia, Tower of Babylon, de 1990, o colocou imediatamente sob os holofotes, o que se concretizou ao receber o prêmio John W.Campbell como autor revelação dois anos depois.

Diferente de escritores de FC e Fantasy novatos e que ganham destaque rapidamente, Chiang não tem pressa em construir uma carreira na literatura.

Apesar de despretensioso, e de ser um autor muito pouco prolífico, suas histórias curtas transcendem a realidade utilizando, de maneira não habitual, abordagens imaginativas e divertidas de temas científicos (até religiosos), tornando-o um autor diferenciado dos demais e conferindo-lhe tanto sucesso.

A seu respeito, Chiang declarou:

"Sou um escritor ocasional, por que não tenho tantas ideias assim para contar. Acho que estou longe de me assumir como um escritor. Quando tento me forçar a escrever, não funciona. Eu teria que alcançar um novo nível de proficiência para me tornar mais prolífico. Seria ótimo se isso acontecesse.

Eu comecei a escrever contos, pela mesma razão que a maioria dos escritores fazem - eles são vistos como uma fase anterior para as novelas. Naturalmente alguns escritores são romancistas naturais.

Até agora eu só tive vontade de fazer trabalhos curtos. Acho que é porque estou mais interessado em escrever sobre personagens vivendo o momento, buscando compreensão dele. Às vezes é um grande avanço conceitual, às vezes é apenas um flash de iluminação. Para esse tipo de história, o conto é perfeito.

Gostaria de saber gerar um sentimento de estupefação no leitor, mas eu não conheço nenhuma maneira de fazê-lo. Então eu simplesmente escrevo sobre o que me interessa."

Chiang vive em Seattle e trabalha na indústria de computadores.


Ted Chiang ( Tower of Babylon, The merchand and the alchemist, Seventy-two letters, Division by zero, Hell is the absence of God, Understand, Story of your life, What's expected of us  ) [ Download ]