segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Magazine de Ficção Científica num.2 (1970)



EDITORIAL

Este segundo número do MAGAZINE DE FICÇÃO CIENTÍFICA está em nível tão alto como o primeiro, nível que pretendemos manter, mesmo incluindo em cada um, contos de FC menos avançados, em atenção aos leitores ainda não familiarizados com o gênero.

Porque a FC evoluiu e os autores modernos chegaram a um ponto em que, às vezes, os “Não-iniciados” têm certa dificuldade em acompanhar a trama e o pensamento do escritor. Especialmente entre os autores americanos, verifica-se que eles se utilizam, em seus trabalhos, de idéias, expressões e estilos de velhos autores, para “gozá-los”, o que escaparia ao leitor brasileiro. Sempre que se der esse caso, esclareceremos os nossos leitores em notas ao pé da página.

Temos aqui mais um artigo de Isaac Asimov, da série científica, “O primeiro metal”, no qual o famoso escritor para tratar do seu assunto, o que faz de maneira fascinante, nos dá uma descrição histórica ideal das conquistas do homem desde os velhos tempos. É o primeiro de uma série de três, que aparecerão seguidamente.

O conto de autor brasileiro é de Dirceu Borges (autor do romance “O ídolo de Cedro”, considerado um marco da literatura brasileira). É uma honra para nós tê-lo em nossas páginas. “Baby” é uma peça literária e é FC, dentro das normas mais modernas.

Como já dissemos anteriormente, acolheremos com satisfação contos de FC de autores nacionais: fazemos empenho em publicar um por número, e os meses vêm vindo aí, rapidamente, uns atrás dos outros.



Editorial 
Contos Estrangeiros
Volta à Terra - Fritz Leiber
Os Vitanuls - John Brunner
O Mistério de Stonehenge - Harry Harrison
O Colecionador - Robert Taylor
À Sua Própria Imagem - Lloyd Biggle Jr.
Winnie, a Vegy - Rog Phillips
O Primeiro Postulado - Gerald Jonas
O Noctívago - Larry Brody
Lukas, o Lobo - Lukas, o Homem - L. J. T. Biese
Conto Brasileiro
Baby - Dirceu Borges
Ciência
O Primeiro Metal - Isaac Asimov
Cartas


Magazine de Ficção Científica - num.2 (1970) [ Download ]