domingo, 14 de novembro de 2010

Robert Charles Wilson


Robert Charles Wilson nasceu em 1953, em Whittier, Califórnia (EUA), sendo que aos nove anos de idade sua família mudou-se para o Canadá, onde vive desde então.

Conhecido pela forma que mescla fantasia tecnológica com o psicológico e o metafísico, seus romances  encarnam tanto a esperança quanto o temor que constitui a relação da humanidade com a ciência.

Antes de se tornar escritor em tempo integral, Wilson trabalhou para a Comissão de Direitos Humanos de Ontário e como extra na indústria do cinema. Seus outros interesses incluem eletrônica do século passado, um passatempo tecnológico que o persegue mesmo quando escreve postulando sobre o futuro.

Autor laureado com o Prêmio John W. Campbell Memorial e dois Phillip K.Dick (além de indicado para outros tantos), fez-se notável dentro do gênero principalmente por combinar uma erudição rara, com uma sensível e realistica caracterização, com temas de FC Hard. É frequentemente comparado, quanto à preocupação na psicologia de seus personagens, à Theodore Sturgeon.

Seu primeiro conto se deu pela revista Analog, com o pseudônimo de Chuck Bob Wilson.

O primeiro romance, A Hidden Place (1986), nomeado para o Prémio Philip K. Dick, o Prêmio Aurora, e o Locus Magazine Award, segue as aventuras de dois marginais de uma pequena cidade, que fazem amizade com uma garota misteriosa de outro mundo.

Talvez o maior sucesso de crítica de Wilson tenha sido seu ambicioso livro de 1998, Darwinia. O romance narra sobre um acontecimento ocorrido em 1912, quando o continente europeu desaparece misteriosamente e é substituído por um continente de monstros antediluvianos e florestas, conhecido por Darwinia. O protagonista, um jovem rapaz de 14 anos,  abandona a América (governada por fundamentalistas religiosos), numa viagem em direção a Darwinia, para explorar seus mistérios e o que começa como uma aventura, se transforma numa derradeira revelação do destino da Humanidade.  

Além de romances, Wilson continua escrevendo contos para revistas como The Magazine of Fantasy and Science Fiction, Isaac Asimov Science Fiction Magazine e Frights North. Um de seus contos, "As Perseidas" (1995), ganhou o Prêmio Aurora e foi indicado para o Prêmio Nebula.

Embora hoje o Canadá seja a casa de escritores famosos de ficção científica como William Gibson e Robert J. Sawyer, Wilson lembra de um período mais humilde. "Tenho idade suficiente para lembrar de um tempo em que aspirantes a escritores de FC no Canadá teriam dúvida sobre escrever uma história de FC ambientada em Toronto, preferindo Nova York, ou trocando Vancouver por Los Angeles. Hoje existem dezenas e dezenas de escritores de ficção científica canadenses que situam suas histórias aqui sem receio e que encontram um público perfeitamente receptivo."

Blog de Robert Charles Wilson



Robert Charles Wilson ( Spin series, The blue gularis, A knight of antiquity, Blind Lake, Darwinia, Divide by infinity, Julian, The cartesian Threater, The Chronoliths, The divide, The great goodbye) [ Download ]