domingo, 15 de maio de 2011

Marion Zimmer Bradley




Marion Eleanor Zimmer Bradley (03 de junho de 1930 - 25 de setembro de 1999) nasceu em uma fazenda em Albany, Nova York (EUA), durante a Grande Depressão.

Escritora feminista prolífica de romances de fantasia heroica, mistério, western, fantasia gótica e ficção científica, começou a escrever aos 19 anos e vendeu seu primeiro conto aos 22 anos.

Em 1965 graduou-se Bachelor of Arts pela Universidade de Hardin Simmons em Abilene, no Texas. Depois, mudou-se para Berkeley, Califórnia, para prosseguir seus estudos de pós-graduação na Universidade da Califórnia.

Em romances como 'As Brumas de Avalon', MZB, como é conhecida graças ao seu amigo e editor Donald A. Wollheim, era uma incentivadora constante da igualdade entre os sexos. Suas histórias de fantasia apresentavam heroínas não-tradicionais para os jovens leitores e principalmente jovens escritoras com quem se relacionava como uma grande família, em sua casa em Berkeley.

'As Brumas de Avalon', permaneceram durante três meses na lista de livros mais vendidos do The New York Times.

Confundida e questionada muitas vezes quanto aos seus envolvimentos com a feitiçaria Wicca, ela declarou que para ser uma escritora de fantasia, necessitava conhecer em profundidade outros campos como psicologia, parapsicologia, mitologia, religiões, para trazer autenticidade ao seu trabalho.

Sua série de ficção científica com toques de fantasia, 'Darkover', foi um grande sucesso no mundo inteiro. Trata-se da saga da humanidade criando uma nova civilização num mundo estranho, diferente de tudo o que jamais existiu na Terra. Cada livro constitui uma história completa e independente, sendo que o conjunto relatava o desenvolvimento de uma sociedade nova e fascinante. Ela escreveu sozinha a primeira parte da série e mais tarde em colaboração com outros autores.

MZB estava sempre incentivando a participação de novos escritores a partir de seu trabalho. 'A sacerdotisa de Avalon' por exemplo, é uma obra póstuma de Marion Zimmer Bradley, concluída por sua colaboradora, Diana L. Paxson.

Em 2000, MZB recebeu o prêmio póstumo The World Fantasy Award pelo conjunto de sua obra.



Marion Zimmer Bradley ( A queda da Atlântida, Avalon, As Brumas de Avalon, Clingfire trilogy, Darkover, Sword and sorceress, Witchlight, Dos para conquistar, El trillium negro, La antorcha, Viaje interminable, Brass Dragon, Endless Universe, Falcons of Narabedia, The Spell Sword, Ghostlight, Hunters of the red moon, Lythande, The Best Of MZB, The catch trap, The Dark Intruder & other stories, The Fall of Atlantis, The ruins of Isis, The Stars are waiting, Lady of the Trillium, Glenhaven ) [ Download ]