terça-feira, 5 de julho de 2011

The Del Rey Book of Science Fiction and Fantasy




Quando criança fui encorajada a ler tudo que encontrava e isso incluía os livros de casa, como Bulfinch’s Mythology, Nathaniel Hawthorne e Guy de Maupassant e contos de fada do mundo inteiro. Um pouco mais tarde li coleções inteiras de Ray Bradbury, Harlan Ellison e Richard Matheson, e antologias como Dangerous Visions e Again, Dangerous Visions, The Playboy Book of Horror and the Supernatural, antologias inglesas da Carnell e muitas e muitas antologias do tipo o-melhor-do-ano. Ainda mais tarde me tornei uma leitora ávida de Angela Carter e T. Coraghessan Boyle e continuei a conhecer escritores de contos fora dos gêneros. Como podem ver, sempre fui seduzida por contos. Eu não diferenciava entre Ficção Cientifica , Fantasia e Terror, eu amava a imaginação. Para mim os contos são o coração e a alma da literatura fantástica, especialmente a Ficção Científica. O meio pelo qual os escritores podem experimentar sua voz, seu estilo, Tentar um tema que depois até pode se tornar um romance. O conto introduz o leitor na obra pouco familiar do autor, sem investir o tempo que um romance necessita.

Neste volume está refletida o tipo de ficção que procuro. Você não encontrará histórias em outros planetas, e hard SF, mas encontrará duas histórias alternativas, alguns aliens, e alguma ficção científica política. Não encontrará capa e espada ou elfos, mas cidades em garrafas, um conto de fadas distorcido, e uma mulher que adora filmar vulcões.

Sempre me perguntam sobre o futuro do conto e nunca consegui responder, mas certamente respondo pela qualidade dos escritos. É uma felicidade para mim que alguns dos meus escritores favoritos e talentosos novos escritores estão criando novos mundos e reimaginando este aqui.
Espero que gostem da excursão: 


Contents

Preface -Ellen Datlow 
The Elephant Ironclads -Jason Stoddard 
Ardent Clouds -Lucy Sussex 
Gather -Christopher Rowe
Sonny Liston Takes the Fall -Elizabeth Bear 
North American Lake Monsters -Nathan Ballingrud 
All Washed Up While Looking for a Better World -Carol Emshwiller 
Special Economics -Maureen F. McHugh 
Aka St. Mark’s Place -Richard Bowes 
The Goosle -Margo Lanagan 
Shira -Lavie Tidhar 
The Passion of Azazel -Barry N. Malzberg 
The Lagerstätte -Laird Barron 
Gladiolus Exposed -Anna Tambour 
Daltharee -Jeffrey Ford 
Jimmy -Pat Cadigan 
Prisoners of the Action -Paul McAuley and Kim Newman  


The Del Rey Book of Science Fiction and Fantasy - Ellen Datlow [ Download ]