domingo, 16 de dezembro de 2007

SNOW CRASH - Neal Stephenson



SNOW CRASH é o terceiro romance de Neal Stephenson e foi lançado em 1992.

Diferente de outros autores ciberpunk, Neal se caracteriza por se utilizar de fortes doses de humor negro.

SNOW CRASH pode confundir os leitores com sua estrutura caótica, repleta de referências históricas, linguisticas, antropológicas, arqueológicas, religiosas, políticas e filosóficas, entre outras.

SNOW CRASH se passa em um mundo onde o sistema político-econômico foi radicalmente modificado. A história se passa em Los Angeles, neste futuro hipotético, o governo cedeu a maior parte do controle para organizações privadas, empresas de entretenimento, franchising, etc.

Mercenários armados competem por contratos nacionais de defesa, a segurança e a paz estão sob admnistração da segurança privada. Companhias responsáveis pela gerência de auto-estradas, se esforçam em atrair mais e mais motoristas e toda correspondência e serviços de entregas são feitos por couriers contratados. Os remanescentes do antigo governo agora exercem um poder reduzido, irrelevante nesta dinâmica sociedade.

Neal explora o conceito de anarco-capitalismo, encontrado em outros de seus livros.

A hiperinflação desvalorizou o dólar e a nota de quatrilhão é a mais comum.

O metaverse, concebido por Neal, é o sucessor da internet, constituindo a visão do autor de como uma realidade virtual baseada em internet, irá evoluir em um futuro próximo.

Neal Stephenson disse que o título foi concebido na tentativa de explicar o efeito causado por uma falha (crash) de um Apple MacIntosh, nos primórdios da computação, cujo resultado parecia vagamente com estática. 'Snow Crash'.

Snow Crash [ Download versão em inglês ]
Snow Crash [ Download versão em espanhol ]