terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Filmes de FC como recurso didático e como um meio de sensibilização para a ética planetária


Possibilidades dos filmes de FC como recurso didático

O uso da ficção científica como recurso didático em aulas de física e outras disciplinas
vem sendo proposto por diversos autores e implementado por diversos professores. Porém,
ainda faltam estudos sistemáticos que fundamentem essa prática e permitam a análise de seus
desdobramentos. Neste trabalho apresentaremos algumas fundamentações básicas a respeito
do uso da ficção científica em sala de aula no ensino médio procurando construir os
instrumentos de análise dessa proposta de inovação, e mostrar, a partir da análise de exemplos
concretos, as possibilidades e desdobramentos possíveis dessa prática.

Possibilidades dos filmes de FC como recurso didático [ Download ]
Piassi, Luís P. C. Pietrocola, Maurício Faculdade de Educação da USP.


Filmes de FC como um meio de sensibilização para a ética planetária

Neste trabalho, discorre-se sobre a urgência de uma formação ética aos herdam um planeta cada vez mais globalizado. Parte-se do princípio de que, se a globalização faz vislumbrar uma época de nos vermos como uma única família humana, ela também apresenta os perigos regidos pela mesquinhez e falta de consciência relacionada com a sustentabilidade ambiental. Discorre-se também sobre a grave realidade constatada nas salas de aula do Ensino Médio da escola pública. Buscou-se verificar se a ficção científica sob a forma fílmica pode ser um recurso didático nas salas de aula por meio de dois filmes. A proposta é atender a demanda de um ensino interdisciplinar e contextualizado, favorecer discussões sobre ética planetária e resgatar a emoção e a imaginação nas aulas por meio de dois filmes de ficção científica, Contato e Corrida Silenciosa.

Filmes de FC como um meio de sensibilização para a ética planetária [ Download ]
Eduardo Yoshikazu Nishitani - Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura Pra. Dra. Petra Sanchez Sanchez – Doutorado em Ciências pela USP Universidade Presbiteriana Mackenzie