domingo, 14 de dezembro de 2008

William Gibson


William Ford Gibson (17 de Março de 1948), escritor, nasceu na Carolina do Sul.
Aos seis anos de idade perdeu o pai, e seis anos depois a mãe. Em sua biografia, Gibson declarou que a perda dos pais o fez sentir-se 'exilado', e o fato fez com que se aproximasse mais dos livros , tornando-se um ávido leitor de Ficção Científica (FC).

Seu primeiro livro 'Neuromancer' (1984), foi um marco, ao antecipar tecnologias e criar conceitos como o ciberespaço. O livro inaugura uma nova tendência, que foi além da literatura e influenciou toda uma geração, nas mais diversas áreas de atividade.

Além de 'Neuromancer', mais outros dois livros, 'Count Zero'(1986) e 'Mona Lisa Overdrive' (1988), compõe a sua primeira trilogia, chamada 'Sprawl Trilogy'.

Gibson foi chamado de 'Raymond Chandler da era digital', pela forma de construir um background onde circulam seus estranhos e ricos personagens, fazendo referência ao romance 'noir'.

Na sua segunda trilogia (Bridge Trilogy), as histórias se passam numa San Francisco em um futuro próximo. São eles 'Virtual Light'(1993), 'Idoru'(1996) e 'All Tomorrow's Parties'(1999).

De uma de suas coletâneas, 'Burning Chrome', foram adaptados dois contos para o cinema, 'Johnny Mnemonic' (1995), com Keanu Reeves no papel principal e 'New Rose Hotel' (1998), estrelando Christopher Walken e Willem Dafoe.

Gibson trabalhou em um roteiro (não filmado) para a franquia Alien e também escreveu episódios para a série de tv Arquivo-X ('Kill Switch' e 'First Person Shooter').

Mais recentemente Gibson passou a praticar um estilo mais tradicional, abandonando as distopias que o tornaram famoso. O sombrio 'Pattern Recognition'(2003) foi o primeiro desta nova fase, e mais recentemente 'Spook Country'(2007).

Neuromancer [ Download ]
Count Zero [ Download ]
Monalisa Overdrive [ Download ]
The bridge trilogy (Virtual Light, Idoru e All Tomorrow's Parties) [ Download ]
Pattern Recognition [ Download ]
Spook Country [ Download ]

Alien 3 (roteiro não filmado) [ Download ]

Curiosidades sobre WG:
A palavra 'DOWNLOAD' aparece pela primeira vez, com o significado que conhecemos, no livro Neuromancer.
O nome 'Matrix', do filme dos irmãos Wachowski, foi tirado da obra de Gibson.
Por conta de ter escrito 'Neuromancer' e a maioria dos seus primeiros trabalhos, em uma velha máquina de escrever, ele frequentemente desmente o boato de que não utiliza computadores.

Blog de William Gibson