domingo, 18 de janeiro de 2009

Thomas Disch


Thomas M. Disch (2 de Fevereiro 1940 – 4 de Julho de 2008 ), escritor de ficção, poeta, crítico de ópera, nasceu em Des Mondes, Iowa, EUA, e estudou em Minnesota, de onde só sairia para se alistar no exército. Esta passagem lhe renderia meses internado em um hospício militar por ter desertado posteriormente.

Começou cedo a escrever para revistas de Ficção Científica e aos 25 publicou aquele que seria seu trabalho mais conhecido, 'The Genocides', a história de uma invasão de alienígenas, que utilizam nosso planeta para plantio, e tratam os seres humanos como indesejáveis pragas que precisam ser eliminadas.

Já morando em Nova Iorque, onde trabalhou na Ópera Metropolitana, fez parte do movimento da Ficção Científica conhecido como 'New Wave' - escreveu livros de terror, poesias e outros gêneros, e sempre obteve elogios da crítica, por obras como 'Camp Concentration' e '334' (apesar de pouco conhecido mesmo em seu país).

Ganhou diversos prêmios, como o Ditmar (1969), 2 Prêmios Gigamesh (1993 e 1991),
Prêmio da Associação Britânica de FC (1980), Prêmio Locus (1981), Prêmio Michael Braude (Academia de Artes e letras), e o Hugo (1999), este último por 'The Dreams Our Stuff Is Made Of' (Melhor livro de não-ficção)

Polêmico em seu discurso e por suas escolhas de vida, Dish tinha aversão ao catolicismo e era amante da ópera e do balé, além de passar grande parte da sua vida viajando pelo mundo fazendo palestras.

Uma de suas viagens, em 1991, incluiu o Brasil, onde apresentou sua controversa palestra "The Embarrassments of Science Fiction", de 1975.
Seu discurso, inteligente e provocador, desagradou grande parte daqueles que o assistiam, pois Disch sempre repetia que a literatura de Ficção Científica em sua maioria, não era nada mais do que um ramo de diversão para crianças, não possuia sofisticação e servia tão somente para projetar ressentimentos das classes baixas, sendo simplesmente 'fantasia compensatória'.

É claro que seu discurso muito se devia a própria postura do movimento do qual fizera parte.
A 'New Wave' precisava colocar abaixo o panteão sagrado da FC , criticando pesadamente a geração 'Golden Age' e seus ícones.

Disch cometeu suicídio em 4 de Julho de 2008.

Coleção de romances e contos (Bajando, Conceptos, El descubrimento del Nulitron, El ejecutivo, El valiente tostadorcito, En alas de la cancion, Los Genocidas, 334, Problemas del genio creador, Eco alredor de sus huesos, Carrusel, El hombre que no tenia ni ideia, El judio errante, Las ultimas ordenes, El número que se ha alcanzado, The shadow, The Pressure of Time) [ Download ]

Últimos posts do site Endzone