segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Planeta 8 - Operação Salvamento - Doris Lessing

 
 Os grandes escritores não conhecem os limites que os rótulos ou os gêneros literários às vezes impõem. Ao contrário, servem-se deles para criar algo novo, maior, e que leva a sua marca. Assim é com a "ficção espacial" de Doris Lessing. Pois a série Canopus em Argos: arquivos, da qual este é o quarto livro, não representa uma simples experimentação, uma visita de Lessing aos universos da ficção científica tradicional. O mesmo mundo humano — as interrogações, as escolhas éticas, os conflitos pessoais ou sociais que marcaram suas obras anteriores a essa série — está presente aqui. Não se trata de uma adesão a um tipo de literatura, mas de um exercício consciente da escrita, da criação literária: um domínio da forma e do conteúdo.

O Planeta 8: operação-salvamento continua a compor o painel da história do domínio de Canopus sobre a região galática onde está a Terra. Mas agora o foco da atenção é a avassaladora Idade do Gelo que ataca a população de um pequeno planeta, marcando a mudança de suas relações com Canopus e uma verdadeira encruzilhada no seu caminho evolutivo. A história é narrada de uma forma comovente, pontilhada de momentos de extrema beleza e intensidade poética. Mas é também conduzida com energia crescente, como se fosse uma resposta cada vez mais certa ao medo físico e às indagações metafísicas dos habitantes do planeta.
O livro funciona como contraponto e contraplano dos precedentes. O tom e o clima diferentes fazem-no único, especial: com ele Doris Lessing cria uma "outra dimensão" onde se encontram os significados de outras vidas, e onde os aspectos materiais e espirituais de todas as coisas são conciliáveis. Pode-se ler o romance sob vários prismas: social, filosófico, político, ecológico. Nos limites extremos da sobrevivência evidenciam-se as contradições e também a força de uma sociedade e de seus integrantes. Os habitantes do Planeta 8, acostumados a depender das instruções de Canopus para organizar sua vida, são obrigados pelas circunstâncias a escolher entre a luta desesperada, e talvez inútil, pela vida, e uma compreensão mais larga no sentido da existência.

Com isso está sugerido que a literatura pode efetivamente contribuir para a discussão das questões cruciais de nosso tempo. Pois através dela é possível pensar e viver, comunicar e imaginar, sentir e analisar os grandes dilemas e as transformações que, de outro modo, seriam quase imperceptíveis. Assim, mesmo nos mais fantásticos e distantes mundos da ficção científica de Doris Lessing, permanece sua preocupação com a condição humana.
Doris Lessing - O Planeta 8 - Operação Salvamento [ Download ]