terça-feira, 4 de agosto de 2009

The Space Explorers e New Adventures of the Space Explorers

Uma série voltada para as crianças, com a finalidade de despertar o interesse dos pequenos baby boomers, para a exploração espacial, criando o que se pretendeu chamar na época, de uma 'raça espacial'.






Em 1958, financiado pela Nasa e pelo Planetário Hayden de NY, William Cayton e Fred Ladd criaram este desenho animado de grande sucesso entre as crianças americanas.

Na época, com o lançamento do satélite russo Sputnik, acreditava-se que inevitavelmente o homem chegaria a Marte e o ano previsto seria 1978, e é neste ano que se passa a ação.

A ideía de Cayton para dar mais veracidade ao desenho, foi a de montar The Space Explorers, combinando imagens de filmes como o alemão de 1937 Weltraumschiff I Startet e a animação russa Polet na Lunu (Flight to the Moon) de 1953.

A história se inicia com o lançamento da espaçonave Polaris-I, e posteriormente ficamos sabendo que o Comandante Perry se encontra com dificuldades, e que a primeira expedição a Marte está desaparecida.
Uma missão de resgate parte então em um foguete idêntico, o Polaris-II.
Após a decolagem, o Professor Nordheim e a sua assistente e navegadora Smitty, descobrem escondido à bordo, o pequeno Jimmy, filho de Perry.

O trio, sob a supervisão do professor, viaja pelo espaço dentro de uma grande area de vidro na frente do foguete, que lhes permite observar a aproximação das luas de Marte, os planetas e estrelas, de forma bastante educativa, enquanto Jimmy aprende sobre as teorias de Einstein.
Ao final, eles descobrem que Perry ficou sem combustível e não conseguiu chegar a Marte. As duas naves regressam à salvo para a Terra.


O material educacional sobre a exploração do espaço não utilizado no primeiro episódio foi a base para a sequência New Adventures of the Space Explorers.






O Professor Nordheim, Jimmy e Smitty, vão tentar desta vez, encontrar um laboratório espacial danificado.

Este segundo episódio é bem mais voltado para a 'educação espacial'.
Satélites, radiação, a Via Láctea, Sistemas solares, asteroídes, cometas, Nasa, magnetismo, gravidade, radar, órbitas, estação espacial, Newton, Einstein e Galileu, são alguns dos assuntos abordados.

A memorável rampa de lançamento das naves Polaris aparece novamente neste filme.

New Adventures of the Space Explorers foi exibido pela primeira vez em 1959.

The Space Explorers site