domingo, 7 de fevereiro de 2010

Lançamento do livro - Paradigmas volume 4

A Tarja Editorial lança o quarto volume da “Coleção Paradigmas”, trazendo 13 autores com contos fantásticos de ficção científica, fantasia e terror.

Segundo Richard Diegues, escritor e organizador da coleção, “os livros da coleção reúnem autores que realmente estão fazendo a diferença na atualidade, formando um retrato de alta qualidade da produção
contemporânea”.

Existem pouquíssimas coleções no Brasil que chegam ao seu terceiro número e somente o fato dessa ter alcançado o quarto, jê é motivo de comemoração.



A palavra paradigma se origina do grego parádeigma, que em seu sentido literal quer dizer modelo, um padrão a ser seguido. Na literatura seria algo partilhado por diversos autores, como um fluxo de pensamentos que culmina em idéias semelhantes. É um termo complexo que aponta algo simples: os limites de uma idéia, o molde para se manter dentro dessas balizas. A proposta da coleção é apresentar contos incomuns, mesmo que baseados em paradigmas consagrados.

A arte de capa deste volume apresenta vários quadros, remetendo ao confinamento que o próprio homem impôs à mente criativa e o discernimento comum. Tudo possui um padrão, como indica a espiral áurea. Estética, métrica e simétrica a serviço do bom senso, da unicidade de estilos. Mas mesmo na natureza existe o caos. Na beleza das formas assimétricas e, ainda assim, surpreendentes em sua perfeição. A concepção não deve ser encarcerada. Abra a cabeça. Quebre os paradigmas!


Os autores que participam deste terceiro volume da coleção são: Adriana Rodrigues (MG), Ana Lúcia Merege (RJ), Carlos Abreu (RJ), Fábio Fernandes (RJ), Georgette Silen (SP), Leonardo Pezzella Vieira (SP), M. D. Amado (MG), Marcelo Jacinto Ribeiro (SP), Richard Diegues (SP), Rober Pinheiro (CE), Roberta Nunes (SP), Ronaldo Luiz Souza (MG)e Sandro Côdax (SP).


A Tarja Editorial é a maior editora exclusiva de Ficção Brasileira, e neste ano lançará onze novos títulos dentro dessa linha, apostando em novos nomes da literatura fantástica brasileira. O livro pode ser encontrado em pré-venda, no site da Tarja Livros e nas maiores livrarias físicas e virtuais à partir do lançamento.