terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Perry Rhodan



Muitos se lembram dos livrinhos da Ediouro, que eram devorados com adoração. Entre as muitas coleções infanto-juvenis de fantasia, mistério e ficção científica, aquela que mais despertou devoção foi, sem dúvida, Perry Rhodan. O astronauta americano que descobre na lua, a astronave arcônida avariada, dando início à maior saga de FC já escrita (por mais de 20 escritores diferentes) até hoje.

Perry Rhodan surgiu em 1961, na Alemanha, e ultrapassou a marca de 2.500 livros (ou episódios), sendo considerada uma das mais importantes séries de ficção científica do mundo. Esta fabulosa space opera, narra a história futura da raça humana, a partir do ano de 1971, e através de séculos e milênios, numa epopéia pelo espaço, repleta de ação, intrigas e descobertas.





Embora seus ciclos, contendo por vezes quase 100 livros cada, formem uma linha seqüencial, cada livro pode ser lido individualmente.



Perry Rhodan - Site oficial brasileiro

Mais Perry Rhodan nos blogues do Ivan Carlo e do Roberto Causo

Projeto Perry Rhodan - Os 8 primeiros ciclos, traduzidos para o português [ Download ]


Resumo dos 8 primeiros ciclos, disponível no Informativo Perry Rhodan

1º Ciclo: “A Terceira Potência” – Episódios: 1 a 49
Período das histórias: 1971 a 1984

A primeira viagem tripulada à Lua, comandada por Perry Rhodan, encontra uma nave avariada dos arcônidas. Com a ajuda de sua tecnologia superior, Rhodan unifica a Humanidade, defende a Terra de invasões alienígenas e começa o avanço para a Galáxia. Com isso, ele toma conhecimento da existência de outros povos, como os tópsidas, os saltadores e os aras.
O superser Aquilo concede aos mais importantes terranos, a imortalidade relativa.

2º Ciclo: “Atlan e Árcon” – Episódios: 50 a 99
Período das histórias: 2040 a 2045

Perry Rhodan encontra-se com Atlan, o Solitário do Tempo. Juntamente com o arcônida imortal, ele combate os druufs, seres vindos de um outro universo, e protege o pequeno reino sideral terrano dos ataques dos mercadores galácticos, e do robô regente dos arcônidas.

3º Ciclo: “Os Pos-bis” - Episódios: 100 a 149
Período das histórias: 2102 a 2114

Perry Rhodan encontra-se com os antepassados dos arcônidas, os aconenses. Os antis inundam os mundos da Galáxia com o liquitivo, uma droga mortal. Surgem os poderosos robôs positrônico-biológicos das profundezas do espaço intergaláctico, que envolvem os povos da Via-Láctea em sua guerra contra os invisíveis laurins.

4º Ciclo: “O Segundo Império” – Episódios: 150 a 199
Período das histórias: 2326 a 2329

O superser Aquilo espalha 25 ativadores celulares pela Galáxia, levando as inteligências da Via-Láctea a uma corrida pela imortalidade. Os terranos entram em conflito com os blues, seres que criaram um poderoso império no setor oriental da Galáxia. O líder do mundo colonial Plofos rebela-se contra o Império Solar.

5º Ciclo: “Os Senhores da Galáxia” – Episódios: 200 a 299
Período das histórias: 2400 a 2406

Perry Rhodan e seus companheiros descobrem a estrada de transmissores solares para Andrômeda e encontram-se nessa galáxia com os maahks, seres que respiram hidrogênio, e com os tefrodenses, seres humanóides semelhantes aos terranos. Os terranos enfrentam os senhores da galáxia, os tirânicos soberanos de Andrômeda. Rhodan viaja ao passado e toma conhecimento da história dos lemurenses, a Primeira Humanidade.

6º Ciclo: “M-87” – Episódios: 300 a 399
Período da história: 2435 a 2437

Na Via-Láctea, surge de repente Old Man, uma gigantesca plataforma robotizada. Os policiais do tempo e suas espaçonaves vivas atacam o Império Solar para punir os terranos por seus supostos crimes contra o tempo. Perry Rhodan é enviado para a galáxia M-87 com sua navecapitânia Crest IV e lá desvenda a história dos halutenses. Os terranos avançam para as Nuvens de Magalhães e conseguem derrotar os líderes da Polícia do Tempo.

7º ciclo: “Os Cappins” – Episódios: 400 a 499
Período das histórias: 3430 a 3438

A Terra é ameaçada por poderosos impérios formados por seus antigos mundos coloniais e se vê obrigada a se proteger atrás de um campo temporal. Perry Rhodan viaja 200 mil anos no passado com o deformador do tempo-zero e descobre na Terra primitiva, as atividades dos takerers, uma parte do povo dos cappins. Para evitar uma iminente invasão, Perry Rhodan viaja com a nave Marco Polo à galáxia natal dos cappins e ajuda Ovaron, o Ganjo dos ganjásicos.

8º ciclo: “O Enxame” – Episódios: 500 a 569
Período das histórias: 3438 a 3443

O Enxame, um conglomerado gigantesco de sóis e planetas, atravessa a Via-Láctea e reduz a inteligência de seus habitantes. Juntamente com alguns imunes à onda de imbecilização, Perry Rhodan luta contra os Ídolos, que assumiram o poder no Enxame há milhares de anos, e devolve o controle da minigaláxia peregrina aos cynos, seus senhores originais.