domingo, 7 de março de 2010

Entrevista com Moorcock



Pergunta: Por que você acha que os leitores gostam dos seus livros?

Moorcock: Eu não tenho idéia. Um escritor nunca sabe quando ele acertou na mão. Quer dizer, eles sabem quando fizeram um bom trabalho, mas não sabem se o público vai gostar. Você nunca sabe. Quero dizer, você pode pensar que conseguiu, e então publicá-lo e esperar aplausos do público e então você ouve: "Sai fora, seu velho idiota."


Pergunta: Passou quase uma década desde o seu último livro da série Elric. O que fez você decidir voltar para Elric?

Moorcock: É um pouco como um instinto. Uma vez a cada 10 anos eu escrevo um par de romances da série Elric. Desta vez foram três. Tenho novas idéias para Elric, uma vez a cada década. É assim tão simples.  Até certo ponto, as idéias para essas novelas saíram do trabalho com os quadrinhos [Multiverse de Michael Moorcock]. Ao fazer uma história em quadrinhos da série Elric para o multiverso, percebi que poderia desenvolver isso um pouco mais. E assim, em certo sentido, surgiu um monte de coisas, você pode encontrar uma espécie de modelo, nos quadrinhos do multiverso. Tirei um monte de idéias dele.


Pergunta: Porque você acha que Elric deveria voltar, ao contrário dos personagens de suas outras fantasias?

Moorcock: Elric simplesmente funciona mais do que qualquer dos outros personagens. Quando você pensa sobre isso, há bonecos Elric, quadrinhos Elric, mais produtos Elric. Quando você olha para Amazon, é tudo Elric. O meus livros mais vendidos, são todos da série Elric. E não importa quantas pessoas digam: "Eu prefiro Corum," ou, "Eu realmente prefiro Hawkwind," Eu sempre penso: "Bem, eles são bons, mas aqui é o meu melhor rapaz. Elric". Jerry Cornelius é uma versão do Elric, mais do que uma versão do Corum, ou qualquer outro personagem meu.

Assim, novamente, Elric é realmente uma das figuras dominantes na coisa toda. Alguém me perguntou sobre Elric, e eu disse, ele é um Pierrot. Um romântico, trágico, mas a partir de outro ponto de vista, uma figura cómica. Na commedia dell'arte, Pierrot é, essencialmente alguém que está constantemente em busca de alguma coisa e sempre falhando, é por isso que ele é simpático. Um malandro trapalhão. De certa forma ele diz que vale a pena lutar para fazer as coisas, mas há um preço a pagar. Há sempre um preço, e meus personagens sempre têm de pagar um preço. Eles não vêm para casa no final, e todos recebem um pedaço de bolo, uma chávena de chá e todos dizem, "Hooray, hooray, você salvou o dia. Os anéis estão todos de volta na caixa ou qualquer outra coisa, e nós somos mais felizes, mais sábios, do que aqueles malvados que falam engraçado e gritando, e que assim imediatamente se identificam como vilões."


Pergunta: Por que você acha que Elric é popular há quase 40 anos?

Moorcock: Eu acho que ele é, provavelmente, de todos os heróis da minha fantasia, de todos os meus heróis épicos, ele é a pessoa que mais encarna minhas idéias, minhas próprias lutas, a meu psique ... minhas questões morais, e este tipo de coisa. E ele continua a ser muito moderno, um tipo existencial de herói. Há ainda muito para desenvolver no personagem Elric. Ele já está fazendo as perguntas, ele já está lidando com os problemas.

É estranho, realmente. Eu não conheço muitos trabalhos deste tipo específico, com exceção da ficção científica. Na Ficção científica, estranhamente, se faz muito além do que na fantasia. Tenho notado que eu não leio muita fantasia - eu nunca li. Eu só comecei a escrevê-la. Aconteceu de eu ter facilidade para isso. Então eu não estou  particularmente interessado nela como um gênero. Eu não comecei a escrevê-la porque havia um gênero lá fora.

Eu e Tolkien. Basicamente, no início, eu e Tolkien vendíamos aproximadamente o mesmo, que era muito, muito pouco. Tolkien era considerado apenas um escritor, como [Mervyn] Peake, improvável de decolar.

Em certo sentido, eu comecei a escrever Elric para me afastar de Tolkien. Eu não gostava de Tolkien, porque tinha a coisa das histórias de fadas. Não tinha o que eu considerava como uma qualidade propriamente trágica. Era demasiado sentimental para o meu gosto. Eu sou  atraído pelo lírico, romântico e o trágico, ao invés daquela coisa de "cinco pessoas que vão resolver juntas um problema", que é essencialmente, a fórmula de Tolkien. É a fórmula que a maioria das pessoas prefere. É a fórmula dos jogos de RPG e coisas assim.

É para indivíduos alienados que são fundamentalmente solitários, e que não querem fazer muita coisa com outras pessoas. É diferente da minha própria experiência. Eu fui muito precoce. Eu já ganhava a minha vida com a idade de 15 anos. Eu não penso em termos de cinco amigos se unirem para resolver um problema.


Pergunta: E como é produzir um livro tipo Elric agora? É diferente do que era nos anos 60?

Moorcock: Bem, não é diferente em certo sentido, mas é mais difícil. A idéia é escrever um livro que o público vai comprar. Quer dizer, esses livros são escritos também por dinheiro. Eu não estou tentando enrolar as pessoas, mas ao mesmo tempo, obviamente não posso me comprometer. Eu apenas tenho que escrever o que eu escrevo. Mas, ao mesmo tempo, a minha idéia é não colocar obstáculos no caminho para alguém comprá-lo. Eu não quero torná-lo uma leitura difícil. O que ocorre é tornar-se um livro difícil escrever.

Eu já disse isso sobre o rock n 'roll "a única coisa que dá muito certo no rock' n 'roll é que não se tem sempre a certeza de onde está indo". Nunca tem certeza de que se vai chegar lá, você sabe? É tudo: voz,instrumento, tudo em movimento... sempre assim, expandindo-se.

Basicamente, eu estava voando baixo com Stormbringer. Era uma espécie de moto muito rápida, mas não sabia bem para onde estava indo. Eu só esperava que Deus pudesse segurar e manter a direção. Então, você precisa definir outro padrão, um padrão mais elevado, que não interfere com o prazer do leitor ou que vá impedi-los de obter prazer do livro. Eles não precisam saber o que você está fazendo, mas você tem que fazer por si mesmo.

E a outra analogia é, essencialmente, quando você começa a cantar um bom rock n 'roll no palco. Se você levantar o microfone acima do nível da sua cabeça, você está se esforçando para alcançar o microfone e, nesse ato de esticar para alcançá-lo, você introduz tensões que são, novamente, essenciais, as tensões que estão no rock 'n' roll. É por isso que cantores de ópera não podem cantar rock n 'roll' - vozes treinadas não podem cantar algumas músicas, por melhor que estejam treinados, Pavarotti cantando uma canção de Willie Nelson é loucura, como Willie Nelson provavelmente pudesse cantar qualquer canção de Pavarotti seria loucura.

O que me atrai na ficção científica e no rock 'n' roll, foi o fato de que eram parentes, eram jovens, e que não tinham sido assumidos por ninguém. Não havia nenhuma revista, site, e assim por diante, para me fazer sentir auto-consciente. Esse foi o ambiente em que escrevi e produzi.


P: Parece que nos últimos 10 anos, você se esforça conscientemente para fazer de Multiverse um lugar menor - com mais inter-relacionamentos, mais personagens.

Moorcock: Sim, até certo ponto é verdade. Está se expandindo. E em parte, é a teoria do caos. Quanto mais eu entendo a teoria do caos, e eu não me refiro a este tipo de coisas da moda que eles chamam de teoria do caos, mas a matemática real em Mandelbrot, mais eu tenho entendido que, quanto mais racional, mais o mundo torna-se irracional. É quase como se existissem zonas agora, que não haviam antes.

Eu quero descrever a experiência em uma história, sem ter de racionalizá-la ou explicá-la em qualquer tipo de forma genérica, exceto pela minha própria lógica, o meu próprio raciocínio. O que você está vendo na minha ficção é um trabalho individual, mas que está em certo sentido, tentando resolver seus próprios problemas genéricos. Que se desenvolveram depois de eu ter começado.


P: A fantasia e a ficção científica têm seus próprios conjuntos de regras. Multiverse tem seu próprio conjunto de regras?

Moorcock: Sim, certamente. Você tem que segui-las para atender as expectativas dos leitores. Para dar ao cliente o que eles querem. Meus leitores têm certas expectativas de mim. Qualquer novo leitor pode entrar no meu multiverso com qualquer livro, e não sentir que tem que ler todos os outros. Em "To Kill a Mockingbird", você não precisa saber o que está acontecendo na cidade, com essas pessoas, e assim por diante.  Você não acha que, "Oh meu Deus! Não consigo ler "To Kill a Mockingbird" até que eu tenha lido toda a história do Sul", etc, etc - você simplesmente não faz isso. Então eu não quero que os leitores tenham que pensar: "Deus, por onde eu começo, e quando vou terminar?"

O que eu ofereço é o mesmo que oferece talvez um diretor de cinema: se você gosta desse aspecto do meu trabalho, este aspecto da minha vida, então vá por ai. Eu não espero que você goste tanto de Elric, quanto de Pyat. Fico muito contente quando você gosta, mas eu não espero isso. Estou oferecendo uma ampla gama de entretenimentos. Eu sou como um canal de TV.


P: O que você espera ver na seção Moorcock das livrarias?

Moorcock: Isso é lamentável. As livrarias costumavam ter uma seção Moorcock. Quando eu estava no meu auge,  antes de todas essas outras m****s aparecerem. Tolkien não tinha uma seção, até que eu apareci. É absolutamente verdade, todo mundo disse isso na época, eu era uma categoria. Eu era vendido como uma categoria. Eu era vendido, essencialmente, para os distribuidores assim: "Quantos Moorcocks você  quer este mês?"

Desde então, tem havido alguns livros bons e um lote terrível de xerox ruins, mas eu nunca estive fora de impressão em qualquer lugar do mundo. Quer dizer, em 40 anos eu era sempre fui impresso - o que não é ruim. E a maioria dos livros são legíveis. Outra coisa de que eu tenho orgulho, as pessoas dizem isso, e eu sinto que é verdade. É uma questão de orgulho pessoal. Eu não podia fazer nada, só o meu melhor. Porque se você produz uma bela linha de mobiliários, que é muito bom e dura, todos dizem: "Ah, eu vou comprar mobiliário Moorcock", não dá pra baixar a qualidade. Eu sinto que tenho uma relação especial com o leitor. Meu negócio com o leitor é entregar a melhor qualidade que eu puder. Móveis que você pode usar.Há uma chance de quando ficar senil, de perder essa capacidade, mas por enquanto eu não estou, e isso é o que eu faço. É um negócio de família à moda antiga, que se orgulha do que produz!


P: Nos anos 60 você era bem conhecido por sair com outros escritores que escrevem coisas similares. Fritz Leiber, Mervyn Peake, foram escritores que lhe foram associados. Há escritores que escrevem hoje e que possam ser associados a você?

Moorcock: O tipo de escritores com quem eu me associava são o mesmo tipo de escritores de hoje. Eles são escritores com uma gama muito ampla de referências. Não importa se estão escrevendo um gênero ou se estão escrevendo obras literárias, não importa. Há uma revista chamada Modern Word de Jeff VanderMeer, é um tipo de  revista muito erudita, que inclui pessoas como Philip K. Dick, ou seja, inclui também escritores como Pynchon e Don DeLillo, e esse tipo de escritor. Estou sempre mais à vontade com alguém que é um leitor curioso, que lê todos os tipos de literatura.


P: Você escreveu um comentário para a Amazon UK, que Tolkien "foi paciente com você, como com um menino." Qual era o seu relacionamento com ele?

Moorcock: Muito bom, porque naqueles dias, Tolkien não possuía fãs. Achei que poderia ter entrado em contato com ele... Eu tinha escrito um artigo sobre ele no meu fanzine, que originalmente começou como um fanzine de Edgar Rice Burroughs, mas se tornou uma espécie de fanzine de fantasia em geral. Então eu fiz matérias sobre várias pessoas, mas ninguém na verdade, que ainda estivesse vivo e eu tinha escrito um romance de fantasia, haviam apenas cerca de três ou quatro. Eu também estava interessado em música popular, assim eu estava me correspondendo também com Woody Guthrie e Pete Seeger.

Isso pode parecer estranho para as pessoas nos dias de hoje, mas naqueles dias esses pobres diabos não possuíam fãs. Eles ficavam felizes se uma pessoa comum como eu, chegasse junto deles. Eu mantinha uma correspondência maravilhoso com TH White. Quer dizer, hoje essas pessoas seriam inundadas de cartas, tenho certeza. Era assim. Assim como você ou qualquer um pode escrever para mim hoje.

Lá estavam eles, gente como Leiber, e a ficção científica era o gênero dominante. Todos os escritores de ficção científica, Damon Knight e por ai vai, os escritores de ficção científica inteligentes, detestavam fantasia, e tinham ódio de Tolkien, mas eu não.

Considerando que cresci lendo fantasia científica: Leigh Brackett e coisas assim, para mim, era a combinação perfeita. Você tem a magia e a ciência. Por que apenas uma, quando você pode ter tudo? Então eu tinha uma visão muito diferente deles. Mas esses caras das ciências, em geral, são muito mais austeros. Pohl e Kornbluth, Damon Knight, Philip K. Dick, todas estas pessoas tinham um foco, um objetivo real.

O estranho é que a minha fantasia não tinha nada disso. A maioria não tem. Tem um elemento de comentário social dentro dela, e só.

George Orwell previu que as pessoas que lêem ficção quando meninos iriam automaticamente se tornarem fascistas. Eu estava absolutamente envolvido com este material e ninguém ainda me chamou de fascista.

O primeiro livro que eu comprei quando jovem, com o meu próprio dinheiro, porque eu achava que parecia ser uma boa aventura de fantasia, foi o "Pilgrim's Progress". Eu li e gostei, e é uma lição de moral muito boa para todos nós, independentemente da sua religião. Você sabe, se esforçar, assim por diante. É inspiradora, é uma alegoria.  Pensei então que toda história para adultos tinha que ter dois significados. Aprendi que teria um sentido alegórico ou simbólico funcionando com ele. Um argumento moral. Estas fantasias sobre pessoas pobres, têm um significado simbólico. Não estou dizendo que outros não tem, mas de um modo geral, a maioria não parece se preocupar. Eles não se concentram em um problema social, não ressoam entre o mundo moderno e o mundo de fantasia. Não sei tanto sobre o mundo. "Eu sou um contador de histórias". Quando viajo, não sei todos os detalhes da história e da economia e da cultura dos lugares para onde vou. As histórias saem das pessoas, e da paisagem. O resto do mundo eu não sei, não sei mais sobre ele do que sobre a economia em Madagascar.

Se eu definir uma história na ilha, eu aprendo um pouco sobre a ilha. Mas apenas o suficiente para contar a história. Sei que existem pessoas que fazem isso o tempo todo, que se aprofundam, mas você está construindo um mundo, você não está navegando nesse mundo. Acho isso muito estranho.

Leitores mais jovens se queixam de que em meus livros eu não entro em detalhes, do jeito que esses outros escritores fazem. Até onde eu sei, esses escritores são uns chatos. E eles estão me fazendo perder meu tempo.

Entrevistado por Rick Klaw (Science Fiction Weekly)