terça-feira, 18 de janeiro de 2011

E-books e novos formatos



Com a proliferação dos diversos leitores de e-books, e o número cada vez maior de autores e editoras partindo para a digitalização, vale a pena dar uma passada pelos principais formatos que estão surgindo e que você encontrará eventualmente nos próximos anos.



.ePub
'O MP3 dos livros' vem aos poucos tomando o lugar do nosso velho PDF (que é praticamente uma imagem e não o texto em si, e portanto impossível de alterar a formatação nem redimensionar). O ePub é um padrão internacional para e-books, livre e aberto, organizado por um consórcio de empresas chamado IDPF (International Digital Publishing Forum).  Um livro no formato ePub permite uma leitura muito boa em qualquer tipo de tela, independente da plataforma, seja um e-reader, seu computador, iphone ou um celular. Pode-se aumentar ou reduzir o tamanho da fonte, alargar ou diminuir o tamanho da página.
Recomendamos o Adobe Digital Editions (um gerenciador de epubs) ou o FBREADER.
Para os portateis, o gratuito Ereader.
Outra possibilidade, sem precisar instalar nada é subir o epub para o site Bookworm e asim poder ler em qualquer plataforma que acesse internet. No mesmo site é possível validar seu arquivo e-pub.


.PRC (mobipocket)
Formato destinado ao PDA Palm OS. 
Para o windows utilize o FBREADER 
Se você quiser começar a produzir seus próprios e-books  na extensão .prc, poderá fazer o download gratuito do Mobipocket Publisher (Windows 95/98/NT/2000).
No site da Mobipocket.com, você encontra gratuitamente o Mobipocket Reader para seu PDA, seja ele PalmOS (versão 3.0 e acima), Windows CE (versão 2.0 e acima, inclusive PocketPCs) ou Epoc32 (Psion Series 5), seja seu computador um PC, MacOs, Linux ou Unix... E também o Mobipocket Reader para o PC.


.LIT
Livros eletrônicos no formato LIT são compatíveis com OeB [desenvolvido pela Open Book Forum ].
Foi criado como uma tentativa de resposta da Microsoft ao PDF (Adobe).
Para ler, basta ter instalado o MS Reader para todas as plataformas


.LRF
É o formato criado pela Sony para seus leitores de e-book. Existem poucos utilitários para a leitura deste formato, mas é possível convertê-lo no formato de sua preferencia com o ABC Amber Sony Converter.


.TK3
TK3 Multimedia eBook. Formato de livro eletrônico que suporta texto, imagens, sons e vídeo, pode ser usado para criar documentos interativos e projetos educacionais, tais como guias de referência, catálogos e apresentações.Arquivos em TK3 podem ser criados e editados pelo software TK3 Author e lidos em qualquer plataforma pelo software TK3 Reader.


.RB
Rocket Books. Você deve instalar em seu computador, o simulador eRocket. O eRocket é um programa que simula o aparelho dedicado a leitura Rocket eBook [reading device desenvolvido pela empresa norte-americana NuvoMedia, Inc.].