quarta-feira, 20 de abril de 2011

As definições de ficção científica da crítica brasileira contemporânea



Introdução.
Esta pesquisa pretende discorrer a respeito das definições de ficção científica concebidas e praticadas pelos críticos brasileiros da atualidade. Entende-se que o primeiro crítico literário brasileiro a se interessar em analisar e realizar estudos sobre o gênero foi Otto Maria Carpeaux. A princípio, o crítico atacou com veemência a ficção científica, pois comparava esta literatura com outras vertentes literárias se baseando nas obras conhecidas como space operas. Entretanto, após analisar as principais obras da ficção científica, Carpeaux se entusiasmou, percebendo que as peculiaridades deste gênero eram bastante interessantes.
Mais adiante, até o início da década de 1990, esta crítica era exercida pelas comunidades de fãs de ficção científica denominada fandom.

Os leitores e escritores de ficção científica, que compõem o fandom, influenciados pelos clássicos estrangeiros do gênero, sobretudo pela science fiction anglo-americana, escreviam seus textos e eles próprios os debatiam. Em seus comentários, davam conta de reconhecer tais influências. Assim, realizavam uma crítica literária comparativista. [...]



As definições de ficção científica da crítica brasileira contemporânea [ Download ]
Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Estudos Linguísticos, São Paulo, 2009