sábado, 16 de julho de 2011

Os Genocidas - Thomas Disch (Parte 19)





DEZESSEIS
Seguros em casa


Às vezes a distância é o melhor remédio, e se você quiser recuperar-se deve seguir em frente. Além disso, se você parar não pode ter certeza se conseguirá começar novamente.

Não que eles tivessem muita escolha, tiveram que continuar a subir. Então foram para cima. Era mais fácil agora. Talvez fosse apenas o contraste entre uma coisa certa (é claro, se eles não escorregassem, o tipo de perigo que quase não estimulava-os neste ponto) e a presença da morte que tinha sobrecarregado-os nesses últimos dias, e de modo que a ascensão era também um ressurreição.

Havia apenas uma pessoa ansiosa agora, e era Buddy. E até isso foi dissipado, pois após  menos de uma hora de escalada tinham atingido o nível de sua base, e Maryann estava  esperando lá. A lâmpada estava queimando para que eles pudessem ver de novo, e a visão do  outros, machucados e sangrando, trouxe lágrimas aos seus olhos e os fez rir como crianças  em uma festa de aniversário. O bebê estava bem, todos eles.

"Você quer ir até a superfície agora? Ou você quer descansar?"
"Agora" Buddy disse.
"Descansar" disse Orville. Ele tinha acabado de descobrir que seu nariz estava quebrado. 
Sempre tinha sido um belo nariz... reto e fino, um nariz orgulhoso.
"Estou horrível não?" Ele perguntou para Flor.
Ela balançou a cabeça tristemente e beijou seu nariz, mas ela não diria nada. Ela não tinha dito uma palavra desde que a coisa tinha acontecido lá em baixo.
Orville tentou retornar seu beijo, mas ela desviou o cabeça.
Buddy e Maryann afastaram-se para ficar a sós.
"Ele parece muito maior" Buddy observou, embalando Buddy Junior. "Quanto tempo estivemos  longe?"
"Três dias e três noites. Foram dias longos, porque eu não conseguia dormir. Os outros já foram até a superfície. Eles não iam me esperar. mas eu sabia que você voltaria. Você me prometeu. Lembram-se?"
"Hum-hum", disse ele e beijou a mão dela.
"Greta voltou" disse Maryann.
"Isso não faz diferença para mim. Não mais."
"Foi por sua causa que ela voltou. Ela me disse isso. Ela disse que não pode viver sem você."
"Ela só disse isso porque está nervosa."
"Ela...mudou. Você vai ver. Ela não voltou pelo tubérculo onde eu estava esperando, mas no  próximo, acima. Venha, vou levá-lo até ela."
"Parece que você quer me ver com Greta novamente."
"Eu só quero o que você quer, Buddy. Você disse que Neil está morto. Se você quiser fazê-la sua segunda esposa, eu não vou impedir você...se é o que você quer."
"Isso não é o que eu quero, caramba! E da próxima vez que eu falar que te amo, é melhor você acreditar em mim. Ok?"
"Ok", disse ela na sua voz juvenil, beata. Havia até mesmo a sugestão de riso abafado.  "Mas é melhor vê-la de qualquer maneira. Porque você vai ter que pensar em alguma forma de  fazê-la voltar à superfície. Mae Stromberg está de volta também, mas já subiu com o resto 
deles.Ela ficou meio louca. Ela ainda estava carregando Danny com ela, o que sobrou de  Denny. Ossos principalmente. Este é o tubérculo. Greta está do outro lado, no fim. Eu vou  ficar aqui com a lâmpada. Ela prefere o escuro."

Buddy sentiu seu medo. Em breve, avançando através do tubérculo, ele cheirava algo muito  pior. Dirigir por uma cidade no sul de Minnesota, na temporada das compotas uma vez, ele  tinha cheirado algo assim, uma casinha azeda. "Greta?" Disse.
"Buddy, é você Buddy?" Foi com certeza a sua voz que respondeu, mas seu timbre tinha  mudado sutilmente. Não houve a nitidez dos 'Ds' e do 'B' inicial. "Como você está Buddy?  Não chegue mais perto!"
Houve um som ofegante, e quando Greta começou a falar novamente, ela balbuciava, como uma  criança que tenta falar com a boca cheia de leite. "...você. Eu queroo ser sua.  Peeerdoe-me. Podemos começar tudo de novo...como Adão e Eva...só nós".
"O que há de errado com você?" perguntou. "Você está doente?"
"Não. Eu..." Um som de gargarejo violento. "Estou apenas com um pouco de fome. Eu fico  assim de vez em quando. Maryann me trazia minha comida, mas ela nunca vai trazer-me o  bastante. Buddy ela está tentando me fazer morrer de fome!"
"Maryann" Buddy chamou. "Traga a luz aqui."
"Não, não!" Greta gritou. "Você tem que responder a minha primeira pergunta, Buddy. Não há  nada entre nós agora. Maryann me disse que se você...não...vá embora! A luz fere meus  olhos." Houve um som, sugando, como quando alguém se move muito de repente em uma banheira  cheia, e o ar liberando novas marés de fedor.
Maryann entregou a seu marido a lamparina.
Greta Anderson tinha afundado em si mesma. Seu corpo inchado tinha perdido todas as  características humanas: era uma massa de gordura flácida. Os contornos de seu rosto foram  obscurecidos por dobras de carne soltas como um retrato de aquarela que foi deixado de  fora em uma tempestade.

"Ela não se move mais" Maryann explicou, "está pesada demais para se levantar. Os outros  acharam ela quando estavam procurando por Flor, e eles a puxaram até aqui com cordas. Eu  lhes disse para deixá-la aqui, porque ela precisa de alguem para cuidar dela. Eu trago a  comida dela. É um trabalho em tempo integral."
A comoção de carne aos seus pés se tornou mais agitada, e parecia quase com uma expressão  no rosto. Ódio, talvez. Em seguida, uma abertura no centro da face, boca, e a voz de Greta  disse: "Vá embora, você me dá nojo!"
Antes de partirem, a figura a seus pés já estava enchendo com punhados da polpa do  fruto a cavidade no centro de sua face.


Enquanto os homens e Flor descansavam, Maryann teceu uma espécie de chicote de fios mesmo  sob protestos veementes de Greta que não gostou se ser amarrada com ele e buscou o cesto de roupa que havia sido resgatado do fogo da Sala comum. Se não o fizesse, a Greta em intervalos de hora em hora, iria começar a pegar punhados da sujeira em torno dela e outras coisas goela abaixo. Ela já não parecia estar ciente da diferença, mas Maryann estava, e era por causa dela própria que mantinha a cesta com comida.

Depois que Greta tinha comido o suficiente da polpa do fruto, geralmente ficava bem, como agora, para alguns momentos de conversa, Maryann tinha sido grata por isso durante as longas e escuras horas de espera. Como Greta muitas vezes observava durante estes interlúdios sóbrios: "A pior parte é o tédio. Isso é o que me levou a minha condição...Havia um filme, não me lembro o nome agora, onde ela era pobre e tinha um sotaque engraçado, e Laurence Harvey era um estudante de medicina que se apaixonou por ela. Ou então foi Rock Hudson. Ela o tinha na palma de sua mão. Ele teria feito qualquer coisa que ela pedisse. Não me lembro como termina, mas tinha outro que eu gostava mais, com James Stewart...se lembra dele...? Ela vivia nesta bela mansão em San Francisco. Oh, você devia ter visto os vestidos que ela tinha. E o cabelo lindo assim! Ela deve ter sido a mulher mais bonita do mundo. E ela caiu de uma torre no final. Eu acho que é assim que termina."
"Você deve ter visto quase todos os filmes que Kim Novak já fez" disse Maryann placidamente enquanto amamentava o bebê em seu peito.
"Bem, se havia algum que eu perdi, eu nunca ouvi falar. Eu gostaria que você soltasse essas cordas". Maryann nunca respondia às suas queixas. "Tinha aquele em que ela era uma bruxa, mas não um abruxa das antigas, sabe? Ela tinha um apartamento na Park Avenue ou em algum lugar assim. E o mais belo gato siamês que eu já vi".
"Sim. Acho que você me falou desse já."
"Bem, por que você nunca contribuiu para a conversa? Devo ter-lhe dito sobre cada filme que eu já vi até hoje."
"Eu nunca vi muitos filmes."
"Você acha que ela ainda está viva?"
"Quem...Kim Novak? Não, eu suponho que não. Devemos ser os últimos. Isso é o que diz Orville."
"Estou com fome de novo."
"Você só come. Você não pode esperar?"
"Estou com fome, eu estou dizendo! Você acha que eu gosto disso?"
"Oh, tudo bem." Maryann pegou da cesta e foi até o fruto e partiu uma seção mais saudável do tubérculo. Preenchida a cesta pesava uns 20 quilos ou mais. Quando ela não podia ouvir nas proximidades Maryann, Greta explodiu em lágrimas.
"Oh Deus, eu odeio isso! Eu odeio ela! Oh, eu estou com tanta fome!"
Sua língua doía ansiando ser coberta com o amado sabor do licorice, como a língua de um fumante  habitual de três maços de nicotina em uma só manhã, quando não tem cigarros.
Ela não era capaz de esperar pelo retorno de Maryann. Quando tinha afugentado o pior de sua fome. ela parou de jogar as coisas em sua boca e gemeu em voz alta na escuridão.
"Oh Deus, como eu me...! Eu, o que me...que eu!"


Eles tinham transportado Greta por um longo caminho, parando apenas para descansar quando  tinham atingido o tubérculo mais alto em que passaram a primeira noite do inverno subterrâneo. O frio era um alívio bem-vindo em relação ao calor húmido. O silêncio de Greta era ainda mais bem-vindo. Durante toda a subida, ela se queixou de que o cinto a estrangulava, que ela esta presa nas videiras e eles estavam puxando-a, que ela estava com fome. Ao passarem por cada tubérculo, Greta enchia sua boca a uma taxa prodigiosa.
Orville estimou que ela pesava 200 quilos. "Oh, mais que isso" Buddy disse. "Você está sendo gentil."
Eles nunca teriam sido capaz de puxá-la se a seiva das raizes que cobria o revestimento da  cavidades não tivesse sido um lubrificante eficaz. O problema agora era como içá-la nos últimos trinta metros, na vertical da raiz primária. Buddy sugeriu um sistema de polias, mas Orville temiam que as cordas à disposição não fossem capazes de suportar o peso total de Greta. "E mesmo que pudessem como vamos tirá-la através do buraco? Em dezembro, Maryann mal era capaz de espremer-se através dele."
"Um de nós vai ter que voltar para pegar o machado."
"Agora? Não quando estamos tão perto do sol. Eu digo, vamos deixá-la aqui, onde há comida à mão para ela e faremos o resto do caminho por nós mesmos. Mais tarde voltaremos, com tempo suficiente para sermos bons samaritanos."
"Buddy, que barulho é esse?" Maryann perguntou. Não querendo interromper.
Eles prestaram atenção, e antes mesmo de ouvi-lo, temiam o que pudesse ser, o que era.
Um som, um gemido, não tão alto como o ruído da esfera de metal tinha feito tentando empurrar o seu caminho pela caverna, porque, por um lado, era mais longe, e por outro, não parecia ter a mesma dificuldade de vencer a entrada. A lamentação ficou mais alta, em seguida, um som enorme seguiu, como quando o ralo drenando a agua de uma piscina.
Fosse o que fosse, estava agora no tubérculo com eles.
Com uma fúria repentina como seu terror, um vento levantou-se e atirou-os em seus joelhos.
Marés de fruta líquida levantaram do chão e paredes cairam e o teto, o vento varria crista de cada onda sucessiva e levou-os para a extremidade do tubérculo, como espuma que derramam da máquina de lavar. Tudo o que podia ser visto à luz do lampião eram flashes brancos de espuma. Maryann apertou seu filho ao peito convulsivamente, depois que uma rajada de vento quase levou-o de seus braços. Ajudada por Buddy, inclinando-se contra o vento, ela chegou até a raiz que se ramificava para fora do tubérculo. Lá eles se abrigaram dos piores efeitos do vendaval, que parecia a uivar ainda mais ferozmente. Coube a Orville a tentativa de resgatar Greta, mas era uma tarefa impossível. Mesmo em circunstâncias normais, seria difícil puxar seu peso no piso escorregadio do fruto; e sozinho, contra o vento, ele não poderia carregar ela. Na verdade ela parecia estar se movendo para o turbilhão com a polpa da fruta. Depois de uma terceira tentativa quixotesca, se entregou voluntariamente as súplicas mudas de Flor e juntou-se a Buddy e Maryann na raiz.
Greta deslizou para a frente. Milagrosamente a lamparina que havia sido confiada a ela durante o período de descanso ainda estava acesa. Na verdade, queimava mais brilhante do que antes.
Embora sua visão começasse a tremer como um filme mal emendado, ela estava certa em seus últimos momentos de consciência que podia ver o grande estômago palpitante da coisa, laranja brilhante e rosada que só poderia ser chamado Peach Pango e, sobreposto a ele, uma grade cintilante Cinderella Vermelho. A grade parecia crescer a um ritmo alarmante. Então, ela sentiu toda a massa de seu serlevado por um redemoinho, e por um momento breve sem peso, ela era jovem novamente, e então ela caiu de uma grande altura.
Na raiz eles ouviram o som. Maryann abraçou-se e Buddy murmurou alguma coisa.
"O que você disse?" Orville gritou, a tempestade havia atingido seu auge, e até mesmo
aqui na raiz eles estavam agarrados às videiras para não serem sugados de volta para o tubérculo.
"Eu disse que teremos vermes na cidra esta noite" Buddy gritou de volta.
"Quê?..."
"Vermes!..."

O som áspero, que tinha sido inaudível durante a tempestade, ressurgiu, e tão abruptamente como o vento tinha brotado, morreu. quando o os sons diminuiram a um nível tranquilizador, os cinco voltaram para o tubérculo. Mesmo sem a lamparina, a mudança ficou evidente: o chão estava vários metros mais baixo do que tinha sido; vozes ecoavam das superfícies, que eram duras como rocha, até mesmo a casca grossa do fruto havia sido raspado. e no centro deste espaço maior, mais ou menos no nível de suas cabeças, um tubo grande se estendia desde a abertura da raiz superior para a inferior. O tubo era quente ao toque e estava em constante movimento para baixo.
"Um tipo de aspirador de pó" Orville disse. "Deixou este lugar limpo. Não há o suficiente  aqui para alimentar um rato."
"As colheitadeiras vieram" disse Buddy. "Você não acha que eles plantaram todas essas coisas para deixá-las a apodrecer, não é?"
"Bem, é melhor ir até a superfície e ver a cara deste fazendeiro MacGregor."

Mas eles estavam estranhamente relutantes em deixar o tubérculo seco.
Um humor elegíaco tinha se estabelecido. "Pobre Greta", disse Flor.
Todos eles se sentiram melhor quando esta simples lembrança foi pronunciado. Greta estava morta, e o velho mundo parecia ter morrido com ela.

Eles sabiam que o mundo que encontrariam ao subir não seria o mesmo que eles tinham deixado para trás.



Os Genocidas - Thomas Disch (Parte 19) [ Download ]