terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ficção Científica, mas não como você a conhece


Enquanto muita gente vem enchendo a bola de mais uma bienal do livro que em nada acrescenta à vida dos leitores (mas com certeza satisfaz aos interesses de editores e profissionais da área) a British Library está exibindo desde Maio de 2011, sua primeira exibição explorando a ficção científica através da literatura, cinema, desenho e som, Out of this World: Science Fiction but not as you know.

Segundo os organizadores, uma oportunidade para desafiar a percepção do público visitante para o gênero, graças às preciosidades da coleção particular da biblioteca, desde manuscritos do início da FC, até os romances de Cory Doctorow e China Miéville.

Os eventos incluem a participação de muita gente famosa como Alan Moore, Neil Gaiman, Brian Aldiss, John Clute, Michael Moorcock e Norman Spinrad entre outros.






Apenas para dar um gostinho...quem sabe você tem um troco sobrando e não dá um pulinho em Londres (é quase tão longe quanto o Riocentro, só que bem mais agradável.)

Sexta-feira dia 09/09/11 - Lemistry - 100 anos de Stanislaw Lem

O grande escritor europeu, Stanislaw Lem (1911-2006) transcende tanto a literatura polonesa quanto seu gênero escolhido, a ficção científica. Mais conhecido por seu romance Solaris, filmado duas vezes, ele era um contador virtuoso de histórias repletas de filosofia, comédia e alegorias. Celebrando o centenário de nascimento, os escritores John Gray, Toby Litt e Wojciech Orliński, e os cineastas Ari Folman (de Valsa com Bashir e atualmente filmando O Incrível Congresso de Futurologia, de Lem) e The Quay Brothers. Presidido pela jornalista e crítica Rosie Goldsmith.