quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ikarie XB 1




O ano é 2163 e a espaçonave Ikarie XB 1 inicia uma longa viagem através do espaço, em busca de novos mundos, novas civilizações...









Este legítimo antecessor de Star Trek foi produzido nos anos 60 pelo estúdio Filmove Barrandov, da Tchecoslováquia, então um dos maiores e mais bem equipados da Europa. Ikarie foi a principal produção cinematográfica do país na época, um empreendimento dispendioso, claramente evidenciado pelo orçamento muito acima da média e um grande elenco, sem falar dos efeitos especiais impressionantes, principalmente do interior da espaçonave Ikarie (Ícaro).

O filme de 1963, baseado no romance de 1955, 'The Magellanic Cloud' (A Nuvem de Magalhães) do autor de ficção científica polonês Stanislaw Lem, conta a história da viagem de dois anos e meio aos planetas do sistema Alpha Centauri. A gigantesca espaçonave foi concebida como uma espécie de cidade, com sua tripulação multi-geracional, uma verdadeira comunidade internacional. Há indícios de que seja um experimento psicológico, com um sociólogo à bordo para observar as interações dos membros, enquanto tentam lidar, da melhor maneira possível, com os problemas do dia-a-dia.

Apesar dos riscos, imprevistos e perigos enfrentados, o drama se concentra no isolamento enfrentado na exploração do espaço profundo, e na condição humana sob circunstâncias extraordinárias.




Adquirido pela A.I.Picture para distribuição nos EUA, o filme foi drasticamente "americanizado" e recebeu o título de 'Voyage to The End of The Universe', que incluia um escabroso final alternativo.

Não somente o filme era rebatizado, mas como era de costume, os atores também recebiam nomes 'americanos', no caso, Dennis Stephens (Zdenek Stepanek), Francis Smolen (Frantisek Smolik) e Dana Meredith (Dana Medrická).


Redescoberto recentemente, passou a receber o status reconhecido de obra prima do cinema de ficção científica dos anos da Guerra Fria, e foi relançado no original restaurado.

Um boato à respeito do filme é que Stanley Kubrick foi fortemente inspirado por ele e que usou algumas ideias para o projeto de 2001 (Uma Odisseia no Espaço).




Os amantes do clássico de Kubrick vão concordar ao ver algumas das cenas, principalmente aquelas do interior da espaçonave.







Dirigido por Jindrich Polák, com roteiro de Pavel Jurácek e Jindrich Polák, estrelando Zdenek Stepanek, Frantisek Smolik e Dana Medrická.

IKARIE XB 1 - [ Download ]

VOYAGE TO THE END OF THE WORLD - [ Download ]