sábado, 10 de março de 2012

"1"



Para sua estréia no cinema, o diretor húngaro Pater Sparrow utilizou-se como inspiração de um quase desconhecido conto do escritor polonês de FC, Stanislaw Lem, chamado 'One Human Minute' (Um minuto humano).

A história não poderia ser mais característica das obras de Lem, cheia de preocupações filosóficas sobre comunicação, arte e percepção da realidade, mas ao mesmo tempo sarcástica e que resume as atividades de cada pessoa na Terra durante um único minuto.

O filme intitulado "1" recebeu boas críticas nos festivais de cinema em que foi exibido.

Sinopse

... É o fim de mais um dia de trabalho em uma livraria famosa por sua vasta coleção de obras raras. A administradora Maya Satin está fechando-a quando um cliente misterioso de repente aparece na forma de um peregrino chamado Tamel. Ele alega ter viajado pelo mundo em busca de um livro que ele sonhara estar na loja e pede para ser levado ao estoque. Lá eles ficam surpresos ao descobrir que todos os livros foram substituídos por milhares de cópias de uma mesma obra desconhecida e quando voltam para a loja, vêem que o mesmo aconteceu com todos os livros em exposição.

Todos foram substituídos por um livro branco, sem autor ou editora, com o simples título "1".






Stanislaw Lem - One Human Minute [ Download ]