sábado, 2 de fevereiro de 2008

KIM STANLEY ROBINSON

Kim Stanley Robinson (23 de Março, 1952) tem sido, desde o início de sua carreira, um dos escritores mais aclamados pelo público e críticos e é considerado por muitos como o melhor escritor de Ficção Científica vivo, além de um visionário.

Seu trabalho mistura e explora temas ecológicos e sociais com frequência e seus romances são o resultado de seu fascínio pela ciência, como o fruto de 15 anos de pesquisas e dedicação pelo planeta Marte, que culminou com a famosa (e premiada) série 'Mars'.

Robinson é um defensor do gênero e um apaixonado, apesar dos críticos considerarem a qualidade e a preocupação no desenvolvimento dos temas, como tendo pouco em comum com a Ficção Científica conhecida.

Foi várias vezes premiado (Hugo, Nebula e Locus Awards, entre outros) e devido ao seu best-seller Antártica, foi convidado pela US National Science Foundation a tomar parte do projeto Antarctic Artists and Write's. No livro, Robinson descreve uma paisagem alienígena, uma terra de gelo, mas não se trata de outro planeta, mas do último paraíso terrestre, onde uma disputa entre corporações, políticos e ambientalistas, irá determinar o futuro do planeta.

Robinson mora atualmente em Davis, Califórnia, depois de viver em diversos países e hoje está envolvido com estudos de aproveitamento de recursos naturais em horticulturas da sua região. Planetólogo, título que recebeu de organizações ecológicas, Robinson é palestrante voluntário em cooperativas e tem influênciado com seu pensamento e seu trabalho de conscientização, representantes do governo americano e artistas.


The ambiguos utopian - entrevista sobre o livro 'The Years of Rice and Salt'

Tech Nation - podcast sobre o livro 'Fifty Degrees Below'

Chop Wood, Carry Water - entrevista para a revista Locus Online


Red Mars [ Download ]
Antarctica [ Download ]