domingo, 1 de março de 2009

Anthony Burgess

John Burgess Wilson ou Anthony Burgess (15 de Fevereiro de 1917 - 22 de Novembro de 1993), nasceu em Manchester, Inglaterra. Foi um prolífico romancista, crítico literário, jornalista, teatrólogo, roteirista, ensaísta, poeta, redator de turismo, tradutor e oficial educador (durante a segunda guerra). Morou no sul da ásia, nos Estados Unidos e em varios paises europeus.
De sua autoria sao ensaios renomados sobre as obras de Joyce, Hemingway, Shakespeare e Lawrence.
Traduziu e adaptou trabalhos como Cyrano de Bergerac, Oedipus the King e Carmen para o teatro. Compôs para orquestra e câmara.
Entre outros trabalhos, ficou conhecido por ter escrito e adaptado para o cinema, seu polêmico 'Laranja Mecânica' (Clockwork Orange - dirigido por Stanley Kubrick em 1971), que conta a história de Alex, um adolescente que com seus amigos sempre drogados, em um mundo futuro (?) distópico, repleto de violência e crueldade. Segundo o autor, Alex possui os atributos principais de todo ser humano, mas por ser jovem, não compreende a verdadeira importância da liberdade e a disfruta de um modo violento. Em certo sentido, vive no Éden e somente quando é capturado e preso, parece ser capaz de transformar-se em um ser humano.
O filme foi banido da Inglaterra por 27 anos e foi apelidado de 'pesadelo inglês', pelos tabloides sensacionalistas ingleses.

Segundo seus críticos, Burgess via a carreira de escritor como um negócio, aceitando a máxima de Samuel Johnson, que dizia que 'somente um tolo não escreve por dinheiro.'

The best in english (99 novels) since 1939 [ Download ]
A Clockwork Orange (UK version) [ Download ]
Enemy in the blanket [ Download ]
Honey for the bears [ Download ]
Time for a Tiger [ Download ]