quinta-feira, 26 de março de 2009

De olho no futuro - Ficção Científica na sala de aula



Ingressar no silêncio que era a cidade às oito de uma noite enevoada de novembro, por os pés
na calçada irregular de concreto, evitando pisar nas fendas onde crescia o mato e ir em frente,
mãos nos bolsos, através dos silêncios, era o que o senhor Leonard Mead mais gostava de fazer
(Bradbury, 1979, p. 18).


Em 2053 dC, entretanto, esse é um comportamento anormal, pois todos deveriam estar em casa, assistindo suas TVs, segundo nos conta Ray Bradbury no conto O Pedestre. Leonard Mead vê-se
em apuros quando uma viatura de polícia interpela-o durante um desses passeios.

Em poucas páginas, Bradbury nos insere de forma contundente em questionamentos sobre os caminhos da tecnologia e onde ela pode nos levar. É sobre o futuro que esse conto, escrito em
1951, está falando? Não exatamente.

Poderíamos dizer mais precisamente que está trazendo possíveis tendências futuras colocadas pelas questões do momento histórico em que foi escrito. Segundo Jameson (2005, p. 345),

“a ficção científica é entendida geralmente como a tentativa de imaginar futuros inimagináveis. Mas seu assunto mais profundo pode ser de fato nosso próprio presente histórico”.

A idéia de que a ficção científica (FC) pode ter um papel no ensino de ciências data praticamente da origem moderna do gênero, sendo considerada como veículo de divulgação científica e às vezes como possuindo finalidades educacionais explícitas (Fiker,1985, p. 41).

No ensino formal, o uso da ficção científica vem sendo sugerido por diversos autores, como Dubcek (1990, 1993, 1998), que propõe a utilização de filmes para ilustrar ou apresentar conceitos e fenômenos científicos.

Outros, como Nauman e Shaw (1994), vão além da abordagem de conceitos, propondo a leitura de histórias de ficção científica também para abordar questões sociais envolvendo a ciência e a
tecnologia.


De olho no Futuro: Ficção Científica para debater questões sociopolíticas de Ciência e Tecnologia
em sala de aula ( Luís Paulo Piassi - Maurício Pietrocola) [ Download ]