domingo, 6 de setembro de 2009

Lois McMaster Bujold


Lois McMaster Bujold (2 de Novembro de 1949) nasceu em Columbus, Ohio, EUA.

Começou a ler Ficção Científica aos nove anos de idade, um gosto que adquiriu influenciada pelo pai que costumava comprar revistas de ficção científica.

Trabalhou como técnica de farmácia no hospital da Universidade do Estado de Ohio e após ter se casado, a vida dedicada a família a favoreceu para que tivesse tempo para se dedicar aos pastiches de Sherlock Holmes. Como muitos escritores iniciantes, Bujold começou fazendo imitações de autores que apreciava. O fato de uma de suas amigas, Lillian Stewart Carl, ter vendido seu primeiro livro, incentivou Bujold a tentar transformar o hobby em um negócio lucrativo.

Seu primeiro livro, Shards of Honor(1983), ficou pronto quase 3 anos após começado e o segundo, The Warrior Apprentice, um ano depois. A seguir veio Ethan of Athos. Com este material às mãos, começou sua via-crucis pelo processo de submissão aos editores de Nova Iorque. Enquanto era rejeitada por um editor após outro, Bujold conseguia uma aceitação razoável, vendendo contos seus para revistas.

Em 1985 a Baen Books comprou seus três livros, que foram publicados em Junho, Agosto e Dezembro de 1986.

Um atrativo narrativo empregado por Bujold é a naturalidade com que desenrola sua trama, onde o leitor sem se dar conta, penetra seu universo de uma forma tão intensa que é como se fosse sua própria vida, a humanidade dos personagens transparece, aumentando esta impressão de 'normalidade', mesmo se tratando de ficção científica.

Muitos críticos comparam sua prosa ao melhor de Robert A. Heinlein, tal a naturalidade e o frescor com que consegue escrever, lembrando muito a época dourada da FC, nos anos 40 e 50. É fácil perceber na sua obra este retorno a FC de Campbell, porém, suas histórias possuem também uma forte preocupação com a psicologia dos personagens, característica assimilada da FC dos anos 60.

Lois McMaster Bujold conquistou sua fama definitiva através da série Vorkosigan. Ao longo desta série premiada, Bujold demonstra toda sua intimidade trabalhando com diversos sub-gêneros da Ficção Científica. Os primeiros títulos desta longa série (18 livros e contando) são claramente de space-opera, Bujold abusa de batalhas, conspirações e grandes viradas, típicas destes épicos espaciais futurísticos. Nos últimos livros da série, Miles Vorkosigan, o personagem principal, torna-se um investigador. Nestes, seus insights psicológicos e complexos personagens assim como o inter-relacionamento destes, se destaca.

Entre seus fãs é frequente o debate sobre qual a melhor forma para se começar a ler a série. Alguns adotam a linha cronológica, outros preferem reunir por temas próximos. Isso demonstra a diversidade abrangida pela obra e sua independência.

Bujold diz que parte do desafio em escrever uma série é que os leitores encontrarão, queira ou não, uma ordem própria para entender a história, e que por isso é necessário que ela crie um pano de fundo suficientemente vasto para que, mesmo randomicamente, o leitor não se depare com situações repetidas, que são tão comuns em longas séries.

Bujold recebeu diversas premiações em sua brilhante carreira. Cinco vezes premiada com o Hugo, dois Nebula e não somente na FC mas também no gênero Fantasia, Bujold recebeu o Mythopoeic Award de Literatura adulta e foi indicada em 2002 para o World Fantasy Award.

Ela vive em Minnesota com seus filhos e trabalha no próximo título da sua principal saga, previsto para ser lançado em 2010.

Lois McMaster Bujold se auto-define como uma leitora voraz e que, vez por outra,"escreve um pouco".



Site oficial de Lois McMaster Bujold


Lois McMaster Bujold (Falling Free, Shards of Honor, Barrayar, The Warrior's apprentice, The Vor Game, Ethan of Athos, The mountains of mourning, Cetaganda, The borders of Infinity, Brothers in Arms, Mirror Dance, Memory, Komarr, Winterfair Gifts, A civil campaign, Diplomatic Immunity, Adventure of the Lady on the enbankment, The curse of Chalion, Paladin of Souls, The Hallowed Hunt, Cordelia's honor, Miles, mutants and microbes, Beguilement, Legacy, Passage, The spirit ring, Labyrinth, Young Miles ) [ Download ]