domingo, 30 de maio de 2010

Philip José Farmer


Philip José Farmer (26 de janeiro de 1918 - 25 de fevereiro de 2009) nasceu em North Terre Haute, Indiana (EUA).

Autor de Ficção Científica e Fantasia, é conhecido principalmente por em muitos de seus trabalhos, envolver  personagens já existentes da ficção e da História, como Phileas Fogg, ou trazendo para o papel, os heróis do cinema como Tarzan e Doc Savage. No romance 'The Adventure of the Peerless Peer', Tarzan e Sherlock Holmes trabalham juntos.

Aos seis anos de idade, brincando na rua, Phil olhou para cima e avistou um dirigível prateado. A partir deste momento, se interessou tanto por veículos mais leves do que o ar, a ponto de alegar ter escrito mais histórias com dirigíveis, do que qualquer outro escritor em todo mundo.

Desde criança Philip lia os livros de Oz e se interessava por Mitologia Grega. Com dez anos descobriu a ficção científica e começou a ler Edgar Rice Burroughs, Jules Verne, Sherlock Holmes e As Viagens de Gulliver.

Aos dezoito graduou-se na Peoria Central High School e entrou pata a Universidade de Missouri para estudar Jornalismo, porém seu pai, perdeu todo o dinheiro da família em ações, e Phil teve que trabalhar para Illinois Power and Light, para ajudar o pai a pagar as dívidas e também juntar dinheiro e voltar para a faculdade. Ao retornar aos estudos, Philip escolheu estudar Letras (Inglês) no Instituto Politécnico de Bradley, em Peoria. Casou-se às escondidas e tornou-se também cadete da aviação na Força Aérea do Exército, pouco antes do Japão atacar Pearl Harbor.

Com o fim da guerra, trabalhando em período integral na Keystone Steel Wire & Company, Phil arranjava tempo para escrever, e publicou sua primeira história de ficção científica, 'The Lovers', na edição de agosto da Startling Stories. A partir dai, passou a ser publicado constantemente em revistas populares.

Em 1953 ganhou o seu primeiro prêmio Hugo, como escritor mais promissor. Apesar dos prêmios, Phil continuou a escrever somente nas horas vagas e publicou vários contos e poemas. Seu trabalho cada vez ocupava-o mais, e como escritor técnico para a divisão militar de eletrônicos da Motorola, não publicou durante bastante tempo, ou pouco produziu.

Somente no início da década de 60, já com três livros publicados, Farmer se tornaria um escritor em tempo integral.

Farmer trabalhava frequentemente com temas sexuais: um tabu da FC, e sua coleção de contos, 'Strange Relations' foi um evento notável na história do sexo na ficção científica. Apesar disso, sua obra, por vezes, também explora temas religiosos, chegando a utilizar Jesus como um personagem (Jesus on Mars).

Farmer escreveu um livro (Venus on the half-shell) sob o pseudônimo de Kilgore Trout, personagem que aparece nas obras de Kurt Vonnegut. Ele havia planejado escrever mais livros assim, mas um desacordo com Vonnegut deu fim a esses planos.

Mais tarde escreveria como Cordwainer Bird, um pseudônimo inventado por Harlan Ellison para os projetos de cinema e televisão de que ele não queria ser associado.

Em 2001 ganhou o World Fantasy Lifetime Achievement (pela SFWA), e recentemente vinha trabalhando em um romance ('The Evil in Pemberley House', finalizado posteriormente por Scott Eckert), quando veio a falecer.

PJF site oficial


Philip José Farmer (After King Kong Fell, El Hacedor de Universos,Carne, Lord Tyger, Los Amantes, Madre, Relaciones extranãs, Una historia de tantas del mundo de solo Martes, Mundo do Rio série, Riverworld series, Philip Jose Farmer 1952-1964, Opar 2, A Barnstomer in Oz, A Feast unknown, Biological revolt, Dare, Dark is the sun, Day of the great shout, Dayworld series, Flesh, Image of the beast, Inside outside, Jesus on Mars, Lord of the trees and the Mad Goblin, Mother, Night of light, Riverworld SS, The book of Philip Jose Farmer, The Empire of the nine omnibus, The gate of time, The green odyssey, The sliced crosswise only on Tueday World, The stone god awakens, The wind whales of Ishmael, Time's last gift, Tongues of the moon, Traitor to the living, Venus on the half-shell, World of Tiers series ) [ Download ]