domingo, 6 de junho de 2010

Edmond Hamilton



Edmond Hamilton (21 de novembro de 1904 - 01 de fevereiro de 1977) nasceu em Youngstown, Ohio (EUA).

Na história da ficção científica, poucos autores foram capazes de fazer a transição, dos primeiros dias de pseudo-ciência, para a dura realidade do mundo pós-nuclear.


E entre os que fizeram, menos ainda foram aqueles capazes de se adaptar às mudanças, da Guerra Fria, às convulsões sociais dos anos 60. Poucos conseguiram escrever contos e romances ao longo de tudo isso: desde a criação da Space Opera, ao primeiro pouso na Lua e além.

Um desses autores foi Edmond Hamilton.

Criança prodígio, Hamilton entrou na faculdade aos 14 anos de idade, com o sonho de se tornar um engenheiro elétrico. Infelizmente as discrepâncias de idade entre Hamilton e os outros alunos, fizeram muito difícil para ele adaptar-se socialmente ao seu novo ambiente, e nunca concluíu o curso.

Aos 17 anos conseguiu um emprego na Pennsylvania Railroad, enquanto tentava descobrir o que fazer com o resto de sua vida.

Hamilton sempre foi um leitor voraz, especialmente das obras de Burroughs e apesar de nunca ter demonstrado qualquer inclinação para a escrita, em meados dos anos 20, decidiu ser um escritor.

Se esta decisão foi apenas um exercício intelectual ou nasceu da necessidade de melhorar de vida, não é conhecida, mas sua primeira tentativa literária, o conto "O Monstro da Mamurth-Deus", foi submetido a revista Weird Tales e aceito, e foi publicado em 1926.
Sua segunda história foi aceita com a mesma facilidade, e num tempo muito curto, Hamilton tornou-se um autor estabelecido.

Suas histórias de horror, assim como histórias de ficção científica, tinham o estilo "space opera" de EE "Doc" Smith.

Hamilton também ganhou o apelido de "Destruidor de Mundos", já que a maioria destes contos envolvia uma grande ameaça para a galáxia, e que tinha que ser derrotada, geralmente, por uma armada espacial e acabava com a destruição de um planeta ou dois.

Dos anos 20 até meados dos anos 40, Hamilton trabalhou como escritor freelance, e foi muito prolífico, escrevendo frequentemente vários contos, simultaneamente enquanto trabalhava em romances. Ele também escreveu mistério policial, durante os períodos de baixa na venda de ficção científica.

Algumas estimativas sugerem que sua produção de contos possui números na ordem das centenas, mas como alguns dos trabalhos de Hamilton foram publicados sob pseudônimo, o verdadeiro número não poderá nunca ser conhecido.

Hamilton também concebeu uma série de novidades na FC, incluindo a primeira utilização de um traje espacial, a primeira caminhada espacial, e o primeiro uso de uma espada de energia, o protótipo para o que George Lucas, um fã de Hamilton, chamaria de sabre de luz.

A final dos anos 40, Hamilton diminuiu sua produção como escritor. Primeiro por que casou-se com a autora de FC Leigh Brackett, depois porque decidiu dedicar-se aos quadrinhos, um mercado que começava a tomar corpo e pagar boas quantias aos escritores.

Exatamente como ele entrou para os quadrinhos é um mistério. Seu velho amigo e ex-editor, Mort Weisinger, tinha sido o editor sênior da Standard Magazine, antes de se mudar para a DC Comics em 1941.
Logo após, ele e Hamilton, criaram o personagem Captain Future, que posteriormente viraria uma franquia de sucesso comercial nos EUA.

O primeiro trabalho de Hamilton na DC Comics, que se tem registro, foi em Batman número 11.
Inicialmente contratado como escritor de Batman, Hamilton foi logo dando sugestões e criando histórias também para Superman e muitos outros.

Foi de Hamilton, o título mais famoso e prestigiado da revista Superman, entre os críticos de quadrinhos, "Superman Sob o Sol Vermelho", que apareceu em Action Comics num.300, em 1963, e que tem muitos elementos em comum com seu romance 'A Cidade No Fim do Mundo' (1951).

Em 1966, Hamilton anunciou sua aposentadoria, deixando os leitores da DC e os amantes da Ficção Científica tristes.


Edmond Hamilton (Children of the sun, Moon of unforgotten, Calling Captain Future, A conquest of two Worlds, A Yank at Valhala, Battle for the stars, Birthplace of Creation, The Comet Kings, The face of the Deep, Red sun of danger, The harpers of Titan, Pardon my nerves, Earthmen no more, Jupiter, Pluto, Mars, Futuria, Children of the Sun, Devoltuion, Doomstar, Exile, Fugitives of the stars, Murder in the Void, Starwolf Omnibus, The City at World's End, The Futuremen Collection, The Godmen, The Haunted Stars, The man who evolved, The Monster-God of Mamurth, The Monsters of Juntonheim, The Star Hunters, The Star Kings, The Stars my brothers, The Sun Smasher, The Three Planeteers, The Valley of Creation, What's it like out there, Exilio, Terra extrana ) [ Download ]