domingo, 27 de junho de 2010

William Shatner



William Shatner (22 de Março de 1931) nasceu em Montreal, Quebec (Canadá).

Ator, escritor, produtor, diretor e cantor, Shatner, de ascendência judia ucraniana, estudou na Baron Byng High School em Montreal e possui o diploma de Bacharel em Comércio pela McGill University de Montreal.

Shatner estudou teatro clássico, se apresentando no famoso Shakespeare Stratford Festival do Canadá, em Stratford, Ontario, antes de ir para os Estados Unidos trabalhar como ator.

Em 1954 fez sua estreía na TV, como "Bill Ranger" no popular Howdy Doody Show.
Seu primeiro filme foi 'Os Irmãos Karamazov' (Metro, 1958), com Yul Brynner. Em 62, ele estrelou no premiado filme "The Intruder" e apareceu em dois episódios de The Twilight Zone. Em 1965 trabalhou no inusitado filme de terror gótico Incubus, um dos dois únicos filmes conhecidos para ter todos os diálogos falados em Esperanto.

Em 1966 ele assinaria o contrato para trabalhar em uma série de tv que marcaria sua carreira, no papel do capitão James T. Kirk da USS Enterprise, na série Jornada nas Estrelas (Star Trek, 1966-1969), que teve continuação pelos 7 filmes desta franquia.

Na literatura Shatner teve sucesso com a série TEK, de ficção científica. O ano é 2045, e o ex-policial Jake Cardigan é acordado de prisão depois de 4 anos em uma prisão criogênica por um crime que não cometeu. Ele trabalha para a COSMOS Detective Agency, na guerra contra o TEK, uma droga viciante que tem o efeito de criar uma realidade simulada

Esta série popular de livros deu origem a um filme, no qual Shatner desempenhou um papel, e uma série de televisão de curta duração (dirigida por ele), além de um game para computadores.

A carreira de Shatner alcançou após Star Trek, outro auge, quando ganhou dois prêmios Emmy por interpretar o advogado Denny Crane na série de televisão The Practice e Boston Legal.

William Shatner  (Tek War series (9 livros), Quest for tomorrow series (3 livros), Dark Victory ) [ Download ]