domingo, 1 de agosto de 2010

Hal Clement


Harry Clement Stubbs (30 de maio de 1922 - 29 de Outubro de 2003) nasceu em Sommerville, Massachusetts (EUA).

Graduou-se em astronomia em 1943 pela Harvard. Durante seus estudos, publicou seu primeiro conto, "Proof" pela Astounding Science Fiction. Sua formação educacional inclui ainda uma especialização em Química (Simmons College, 1963).

Clement foi piloto de um B-24 Liberator durante a II Guerra Mundial, e voou 35 missões de combate sobre a Europa. Serviu no Army Air Corps Reserve, e se aposentou com o posto de coronel. Ele ensinou química durante muitos anos na academia militar Milton em Massachusetts.

Uma caracteristica de sua obra, sempre foi a inclusão de ideias complexas da física, levando com suas histórias, a FC Hard a um outro patamar, como por exemplo, com 'Close to critical' e 'Star Light'.

Clemente recebeu o reconhecimento em 1998, de Grão-Mestre pela SFWA. Em 1996, com efeito retroativo, recebeu um prêmio Hugo, por 'Uncommon Sense" de 1946.

Seu romance mais aclamado, 'Mission of Gravity', é o relato de uma expedição marítima e terrestre, ao planeta superjoviano Mesklin, para recuperar uma sonda científica. Os nativos de Mesklin são seres inteligentes semelhantes a centopéias de 50 centímetros de comprimento.

Um artigo de Clemente, "Whirligig world", descreve sua abordagem ao escrever uma história de ficção científica:

"Escrever uma história de ficção científica é divertimento, não é trabalho. A diversão está em tratar a coisa toda como um jogo... As regras devem ser muito simples. Elas consistem, para o leitor, em encontrar o maior número possível de pistas deixadas pelo autor, ou as implicações do conflito com fatos que a ciência atual consegue explicá-los. Para o autor, a regra é cometer o menor número de deslizes que puder...Certas exceções podem ser feitas [por exemplo, viajar mais rápido do que a velocidade da luz], e exigem que todas sejam mencionadas de forma clara, o mais cedo possível na história..."

Ele também pintou obras com motivos astronômicos.

Clement era um convidado freqüente em convenções de ficção científica, especialmente no leste dos Estados Unidos, onde geralmente apresentava-se em palestras e apresentações sobre o ofício de escrever e também sobre astronomia.


Hal Clement (Persecucion Cosmica, Cerca del punto critico, aclimatacion, Uncommon sense, Trough the eyes of a needle, The Nitrogen fix, The founding stars, Technical error, Sunspot, Stuck with it, Star Light, Ocean on top, Noise, Needle, Natives of space, Mistaken for granted, Mission of gravity, Longline, Impediment, Iceworld, Halo, Half-Life, Exchange Rate, Dust rag, Close to critical, Bulge, Assumption Unjustified, Answer, A question of guilty, Presuncion injustificada, Mission de gravedad, Mancha Solar, Estrela Brillhante, Ciclo de fuego) [ Download ]