domingo, 10 de outubro de 2010

Pamela Sargent




Pamela Sargent (20 de Março de 1948) nasceu em Ithaca, New York (EUA).

Feminista, editora e escritora de Ficção Científca, estudou na universidade de State em Birghmton onde se formou em filosofia clássica.

Quando Pamela Sargent era jovem, encontrou duas pessoas que teriam um grande impacto na escolha de sua carreira. Uma delas era sua baby-sitter Audrey, e a outra, Bobby Swayze, um vizinho seu. Audrey era uma estudante na Universidade de Cornell e mais tarde se tornou a primeira mulher a se formar em arquitetura, apesar da preocupação de seus pais e de seus professores sobre "arquitetos mulheres".

"Meus pais não poderiam ter escolhido um modelo melhor para mim, nem se tivessem tentado", Sargent declarou em sua autobiografia. Bobby Swayze, foi a primeira pessoa a revelar o mundo da ficção científica para ela." Era fã da série de televisão "Capitão Vídeo" e despertou o interesse da jovem para aquele gênero.

Bem antes de Kim Stanley Robinson escrever sua trilogia sobre a terraformação de Marte, Pamela já escrevera uma série de livros sobre a colonização de planetas. Ela também editou várias antologias comemorativas sobre a contribuição das mulheres na história da ficção científica. Ela é conhecida por escrever também histórias alternativas.

Sargent trabalha com uma grande variedade de temas em geral, Seu talento lhe valeu um Nebula.
Ela também colaborou com George Zebrowski em inúmeras novelas da série Star Trek.

É quase um estereótipo pensar-se que a ficção científica em geral não é um campo literário onde se encontrem muitas escritoras, mas as antologias editadas por Pamela Sargent oferecem bons exemplos do contrário. Seu próprio trabalho sempre exibiu um forte senso de atenção às questões feministas, especificamente sobre o papel das mulheres e a sua participação em questões mais amplas.


Pamela Sargent ( Una nueva percepcion, Big Roots, Cloned Lives, Danny goes to Mars, Erdeni's Tiger, Fears, Gather blue roses, Hillary orbits Venus, Isles, Not Alone, Outside the windows, Strip-runner, Venus of Dreams, Venus of Shadows, Watchstar, La corredora de cintas ) [ Download ]