domingo, 17 de outubro de 2010

Pat Cadigan



Pat Cadigan (1953) nasceu em Schenectady, New York (EUA).

Apesar de seu trabalho como escritora de Ficção científica ser descrito como parte integrante do movimento cyberpunk, ela, assim como outros tantos escritores igualmente batizados como ciberpunks, recusa o titulo. Todos os seus livros no entanto, possuem um tema em comum: Exploram a relação entre a mente humana e a tecnologia.

Cursou a Universidade de Massachusetts e a Universidade de Kansas (onde estudou com James Gunn), graduando-se em 1975 em Lingua Inglesa e Teatro, passando em seguia a trabalhar como escritora para a Hallmark Cards. No início dos anos 1980, ela editou as revistas Shayol e Chacal. Teve sua primeira publicação (um conto) publicado em 1980, e a boa recepção de crítica e público, a encorajou a escrever em tempo integral a partir de 1987.

Ganhou o Prêmio World Fantasy Award e o Locus de 1988 (pelo conto 'Angel'), e passou a ser, com frequência, finalista ao Prêmio Hugo, bem como ao Prêmio Nebula.

Com Patterns (uma coletânea de seus contos) ganhou o Prêmio Locus (1990) e foi também indicada aos prêmios Bram Stoker e Thorpe Menn.

Seu primeiro livro, Mindplayers (indicado para um prêmio Philip K.Dick), introduziria um tema comum a todas as suas obras. Suas histórias flertam com a percepção da realidade. Já seu segundo romance, Synners, expande-se sobre o mesmo tema, e ambos tratam de um futuro onde o acesso direto à mente será possível através da tecnologia. Este seu segundo livro, e o terceiro, Fools, lhe dariam além dos Prêmios Arthur C. Clarke, um lugar de destaque entre os novos e promissores escritores de FC.

A partir do reconhecimento de seu talento, os contos de Pat tem aparecido em diversas coletâneas e revistas, incluindo Omni e Isaac Asimov Science Fiction Magazine. Já foi traduzida para francês, alemão, polonês, japonês e tcheco.

A obra de Pat Cadigan demonstra também sua habilidade em tratar com uma ampla variedade de gêneros, tanto a fantasia e o horror, à ficção científica e o mistério (hard-boiled) característico dos livros de detetives. Seu estilo é muitas vezes marcado pelo vigor e pelo humor negro - uma caracteristica do punk dos anos 80.

Pat vive na Inglaterra desde 1996.

Site Original


Pat Cadigan ( Death in the promised land, Dervish is digital, Johnny come home, Life on Earth, True Faces, Angel, Dirty Work, Dispatches from the Revolution, Fool to Believe, Icy You Juice Me, Is there life after Rehab, Lunatic Bridge, My Brother's keeper, Naming Names, Pretty boy crossover, The Final Remake Of Little Latin Larry, True Faces, Upgrade & Sensuous Cindy, (c/ Chris Fowler) Freeing the Angels. ) [ Download ]