domingo, 9 de janeiro de 2011

H. Beam Piper



Henry (ou Horace) Beam Piper (23 de março de 1904 - 11 novembro de 1964) nasceu em Altoona, Pennsylvania.(EUA).

Autodidata, obteve um conhecimento profundo da ciência e da história, segundo ele: "sem me sujeitar à miséria ridícula de quatro anos nos confins desconfortável de um casaco de guaxinim." Aos dezoito anos de idade foi trabalhar como operário para os estaleiros da Estrada de Ferro da Pensilvânia. Trabalhou também como detetive e membro da equipe de engenharia da Pennsylvania Railroad, em Williamsburg, PA.

Piper publicou seu primeiro conto, "Time and Time Again", em 1947, na Astounding Science Fiction, e era essencialmente um autor de contos a partir de então até 1961, quando começou a escrever romances.

As histórias de Piper tratavam de dois campos em especial: "space opera" pura, como Space Viking, ou histórias de conflito ou mal-entendido cultural, tais como as séries Fuzzy e Paratime.

Sobrecarregado por dificuldades financeiras na sequência de um divórcio, e a percepção equivocada de que sua carreira estaria afundando (seu agente tinha morrido sem notificar-lhe de várias vendas), ele cometeu suicídio.

Piper não viveu para ver o efeito de sua literatura nos escritores futuros de Ficção Científica. Ao final de sua vida, mantinha correspondência com um jovem escritor chamado Jerry Pournelle.

Ele também foi um grande colecionador de armas (era membro da National Rifle Association e tinha sua própria coleção com mais de cem armas antigas e modernas), e escreveu romance de mistério policial.

Boa parte de sua obra jamais chegou ao público, pois Piper a destruiu juntamente com muitos dos seus outros documentos pessoais.

Seu trabalho, apesar de não receber prêmios e poucos elogios durante sua vida, iria ser objeto de culto postumamente.

Site de H.Beam Piper

H. Beam Piper ( Lone Star Planet, Little Fuzzy, Fuzzy Sapiens, Fuzzies and other people, The Cosmic Computer, Encuentro en Zarathusta, Four day planet, Operativo Policial, Viking Espacial) [ Download ]

A obra de H.Beam Piper no Projeto Gutenberg.