domingo, 2 de janeiro de 2011

John Wyndham



John Wyndham Parkes Lucas Beynon Harris (10 de Julho de 1903 - 11 de Março de 1969) nasceu em Knowle, Warwickshire (Inglaterra), em uma família de classe média alta, e passou grande parte de sua infância em Birmingham.

Após a conclusão de seus estudos, por força de seus familiares, o jovem Wyndham exerceu diversas profissões, como fazendeiro, vendedor de arte, advogado, e leitor compulsivo da revista Amazing Stories, também escrevia contos e os enviava para revistas semelhantes (que eram frequentemente recusados).

Neste início como escritor (1925-1931) , Wyndham usou de diversos pseudônimos, como John Beynon, John Beynon Harris, Johnson Harris, Lucas Parkes e Wyndham Parkes. Também escreveu séries e histórias de detetives. Deste período, 'The Lost Machine' (1932), rendeu-lhe alguma fama, ao ser publicada na Amazing Stories; sua história era predescessora dos contos sobre robôs de Isaac Asimov. 

A Segunda Guerra Mundial afastou-o da ficção.
Wyndham trabalhou como censor no Ministério da Informação e posteriormente como operador na Royal Corps of Signals. Também participou do desembarque na Normandia.
Somente após a guerra Wyndham poderia dedicar-se integralmente, escrevendo já como John Wyndham. Porém seus biografos apontam que algo mudara  definitivamente nele. As bombas atômicas lançadas sobre o Japão, o início da guerra fria, o medo do comunismo e de uma guerra nuclear, trouxeram seriedade a ficção científica de uma maneira geral.

Seu primeiro romance desta sua nova fase, The Day of the Triffids(1951) atestaria esta virada.
O Dia das Trífides revisitava e atualizava o tão batido tema do apocalipse. Uma chuva de meteoros misteriosos, chamados de raios verdes, causa cegueira coletiva em massa. As Triffides, plantas carnívoras que se movem sobre três raizes (daí seu nome), surgidas de um experimento agrícula, se aproveitam desta cegueira para apoderar-se do planeta.

O livro foii um estrondoso sucesso de vendas e o projetou como um novo expoente da Ficção Científica inglesa. Nos anos 50, Wyndham chegou a ser o autor mais vendido no Reino Unido.

Levado para as telas dos cinemas em 1963 por Steve Sekely, o filme desagradou com um final melancólico (roteiro do 'lista-negra' Bernard Gordon), que redime a humanidade.

Após este, Wyndham escreveria outros seis trabalhos igualmente bem recebidos e semelhantes no tema: The Kraken Wakes(Out of the Deeps), The Chrysalids(Re-Birth), The Midwich Cuckoos(Village of the Damned) , Trouble with Lichen, Chocky e Web.

The Midwich Cuckoos (1957), onde a paz mundial é ameaçada desta vez não por plantas inteligentes, mas por crianças telepatas, também forneceria material para outro filme, Village of the Damned de Wolf Rilla, este bastante fiel à sua origem.

A maior parte das histórias de Wyndham se passa na Inglaterra contemporânea e sua predileção pela narração apocalíptica, levou-o a ser comparado a H.G.Wells (Guerra dos Mundos), porém Wyndham sempre rejeitou alienígenas como 'malfeitores vindos do espaço'. Diferente dos escritores de sua geração, a preocupação em elaborar personagens coerentes e sensíveis era um diferencial de sua literatura. Seu estilo explorava as mudanças na sociedade do pós-guerra, a paranóia, o medo exarcerbado.

Além disso, seu entendimento e consequente preocupação com a manutenção da nossa biosfera estava à frente de seu tempo, como por exemplo em The Kraken Wakes, quando alienígenas passam a realizar "mudanças" em nosso planeta, sem nos consultar. Outra característica sua é a utilização de personagens de classe média, trabalhadores comuns, lutando para superar (com a razão) as piores situações. Desta forma, Wyndham parece querer nos convencer do potencial da humanidade para sobreviver.   

Avesso a publicidade ao redor de seu nome e de sua vida, Wyndham quase não concedeu entrevistas, vivia recluso, mas este fato aparentemente não apagou o impacto de sua obra. Mesmo após sua morte em 1969, seus principais livros continuaram ainda a ser publicados, e leitura obrigatória nas escolas do Reino Unido.


John Wyndham ( The Perfect Creature, The trojan beam, Vengeance by proxy, Adaptation, Pawley's peephole, The red stuff, And the walls come tumbling down, Dumb Martian, Close behind him, Empitness of space, Chocky, More spinned against, Stowaway to Mars, The Chrysalids, The Day of The Triffids, The Kraken Wakes, The midwich cuckoos, Kraken acecha, Una marciana tonta, El dia de los trifidos, El misterio de las profundidades, Las crisalidas, Los cuclilos de Midwich, El circuito compassivo, Jizzle, La rueda, Raro  ) [ Download ]