segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Assembleia Estelar: Histórias de Ficção Científica Política



Se é verdade que a ficção científica está mais associada aos temas da exploração do espaço, seres extraterrestres, viagens no tempo ou realidade virtual, ela também possui uma ampla relação com a política.

A começar pela presença em narrativas utópicas que idealizaram civilizações mais virtuosas, posteriormente na presença de assuntos políticos nos enredos das histórias contemporâneas de FC, especialmente aquelas que exploram novas utopias, distopias ou sociedades alternativas, mas também especulações sobre a realidade social e política, tratando das instituições da democracia, da globalização e dos conflitos internacionais.

Assembleia Estelar é uma antologia sobre as formas de organização política, com a presença de autores brasileiros, e americanos, como Bruce Sterling e Ursula K. Le Guin.

O Capacitor Fantástico deseja todo o sucesso do mundo a esta nova iniciativa da Devir, e espera que logo a editora possa dar uma chance a novos autores brazucas de qualidade e que também merecem ser lidos.

No site da Devir para compra.

Assembleia Estelar: Histórias de Ficção Científica Política.
Organização e introdução: Marcello Simão Branco
Capa de Vagner Vargas.
São Paulo: Devir Livraria, selo Pulsar, dezembro de 2010, 408 páginas.
ISBN: 978-85-7532-453-0.
Preço: R$ 39,90.