domingo, 20 de fevereiro de 2011

Joan D. Vinge




Joan Carol Dennison (2 de Abril de 1948) nasceu em Baltimore, Maryland (EUA).

Filha de um engenheiro aeronáutico, desenvolveu precocemente o interesse pela astronomia, sua grande paixão de infância. Durante o ensino médio descobriria a ficção cientifica, assumindo o lugar da astronomia, principalmente influencida pelo estilo de Andre Norton. 

Quando começou a faculdade Vinge optou pelo estudo de Artes, mas logo se desiludiu com seus professores e trocaria o mundo das artes pelo da antropologia, na qual formou-se pela San Diego State University em 1971. Logo após, trabalhou como um arqueóloga no Condado de San Diego.

Em janeiro de 1972 ela se casou com o escritor de ficção científica e matemático Vernor Vinge, e no ano seguinte, começou um esforço sério para escrever ficção científica.

Seu primeiro conto publicado, "Tin Soldier", apareceu em uma antologia de novos escritores chamada Orbit 14, em 1974. Esta primeira fase de sua carreira, foi pontuada por aparições em diversas revistas e antologias.

Logo, vários de seus trabalhos passaram a ganhar prêmios importantes: O romance 'Snow Queen' ('A Rainha da Neve') ganhou o Prêmio Hugo de ficção científica. 'Eyes of Amber' (Olhos de Âmbar) ganhou o Prêmio Hugo de 1977, também sendo indicada para vários prêmios Hugo, Nebula, John W. Campbell Award New Writer. 'Psion', foi nomeado melhor livro para Jovens Adultos pela American Library Association.
    
Na década de 80 Vinge ficou muito ocupada com a produção de 'novelizações' a partir de filmes de grande bilheteria,  como 'Mad Max Beyond Thunderdome', 'Ladyhawke', 'Willow', 'Santa Claus: The Movie', e uma série de outros. Ela também fez adaptações para livros infantis, como 'Star Wars Retorno do Jedi Storybook',que ganhou o Prêmio North Dakota Children's Choice de 1984.

Nos primeiros anos de sua carreira Vinge ganhou a reputação de ser uma das poucas mulheres autoras de ficção científica hard, e ela era uma freqüente colaboradora da Analog, certamente a publicação mais dedicada a esse estilo de FC. No entanto, ao mesmo tempo, suas histórias têm abordado temas menos ciêntíficos, como estruturas sociais - o que não surpreende, dada a sua formação de antropóloga.

Recentemente novelizou 'Lost in Space' ('Perdidos no Espaço').

Vinge continua a publicar para crianças e adultos.


Joan D.Vinge ( O Feitiço de Áquila, Lost in Space, Voices from the Dust, CAT series, Eyes of Amber, Fireship, Mother and son, Psiren, Snow Queen series, Tin Soldier, To bell the cat, View from a heigh, World's End, The Peddler's Apprentice (com Vernor Vinge), La Reina de la Nieve, Ojos de Ambar ) [ Download ]