terça-feira, 12 de abril de 2011

McSweeney's Enchanted Chamber of Astonishing Stories





Suponho que há algo de atraente em uma palavra que todos usam com absoluta confiança, mas cujo significado exato não há duas pessoas que possam concordar. A palavra que eu estou pensando agora é GÊNERO, como uma dessas palavras em francês, como crêpe, que ninguém consegue pronunciar corretamente e sem soar pretensioso.

Entre aqueles de nós que usam o termo gênero para dar nomes a regiões em um mapa (Ficção Científica, Fantasia, Romance de Enfermaria) e não seções de um atlas (Épica, Tragédia, Comédia), há uma confusão profunda e duradoura. Para alguns de nós, Ficção Científica é qualquer livro vendido na seção de 'Ficção Científica' da livraria.
...


Gênero, em outras palavras, é - de um modo fundamental e talvez, inextirpável - uma ferramenta de marketing, um padrão mantido obstinadamente pelos editores e livreiros. Embora os caros estudos e a ampla pesquisa realizada pela indústria editorial permaneçam segredos bem guardados, aparentemente, algum tipo de desastre terrível ocorreria se toda ficção, fosse passada em Marte ou Manhattan, sobre um detetive particular ou um oftalmologista, fosse colocada junta, de Asimov e Auster a Zelazny e Zweig.

Porque mesmo para o melhor escritor de horror ou FC ou detetive de ficção, toda livraria, para parafrasear a banda War, é um gueto.

De vez em quando algum escritor, através de uma sagaz mudança de assunto ou de foco, ou através da chegada ao poder literário, graças aos seus fãs ao longo da vida, ou através de pura e inegável trapaça literária, consegue sair de lá.

As capas dos livros desses escritores são elegantes. Nas bibliotecas públicas, o pequeno círculo azul com o foguete ou o átomo, é retirado das vistas. Este livro, tem sido amplamente elogiado pela crítica mainstream, aprovado para discussão por clubes do livro, escolhido pelo Today Show.

Por isso, não pode se tratar de ficção científica. ...

Introdução por Michael Chabon



CONTENTS

LUSUS NATURAE by Margaret Atwood
WHAT YOU DO NOT KNOW YOU WANT by David Mitchell
VIVIAN RELF by Jonathan Lethem
MINNOW by Ayelet Waldman
ZEROVILLE by Steve Erickson
LISEY and THE MADMAN by Stephen King
7C  by Jason Roberts
THE MINIATURIST by Heidi Julavits
THE CHILD by Roddy Doyle
DELMONICO by Daniel Handler
THE SCHEME of THINGS by Charles D'Ambrosio
THE DEVIL of DELERY STREET by Poppy Z. Brite
REPORTS of CERTAIN EVENTS in LONDON by China Miéville
THE FABLED LIGHT-HOUSE at VIÑA DEL MAR by Joyce Carol Oates
MR. AICKMAN'S AIR RIFLE by Peter Straub

ABOUT THE CONTRIBUTORS

McSweeney's Enchanted Chamber of Astonishing Stories [ Download ]