sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Outro Pé - Damon Knight


[...

A zona de turbulência nos continuum espaço-tempo, causada pela desastrada experiência de Herr Professor Klementi, espalhou-se para fora, partindo de duas linhas.

No dia 13 de agosto de 1970, por volta de sete horas da manhã, um bloco de edifícios de apartamentos na parte baixa de Omaha, Nebr, desapareceu abruptamente. As pessoas das ruas vizinhas foram atingidas pela implosão, que destruiu janelas a dez quarteirões de distância. Esquadrões de socorro acorreram ao local, mas havia muito pouco a fazer. A explosão não deixou crateras, somente escavações de pequena proporção, rapidamente inundadas pela água dos reservatórios explodidos, onde se erguiam os edifícios.

Quando os engenheiros da cidade desligaram os registros principais e bombearam a água, verificou-se que nada restara além de um buraco no chão. Setecentas pessoas e trinta mil toneladas de alvenaria, aço e concreto das fundações dos edifícios haviam desaparecido como bolhas de sabão.

Para muitos, a responsável pela tragédia foi uma arma secreta africana e a venda pânica de ações atingiu Wall Street. As relações com a União Africana foram prejudicadas por muitas semanas e um encarregado de negócios negro em Chicago foi assaltado na rua. Porém nada mais aconteceu até abril seguinte.

Na madrugada de três de abril, a traineira Mary G. Beyers, ao largo de Atlantic City, Nova Jérsei, navegando em águas calmas, a cento e dez quilômetros do Cabo May, foi atingida por um repentino vagalhão, que a fez virar por estibordo. Correndo para a amurada, a tripulação viu uma monstruosa bolha de ar emergir das profundezas do Atlântico, trazendo consigo destroços de mobília, roupas e meia dúzia de cadáveres.

O Mary G. Beyers recolheu um deles a bordo: era o corpo de um homem em roupa de trabalho. Documentos em sua carteira o identificaram como Irwin Vogt, de Omaha...

Na Lua, no ano de 1950, perto da orla sul da cratera Hermann, surgiu uma flor em botão. Era um gerânio comum, cultivado, Pelargonium domesticum, germinando em um canteiro circular de terra escura. Uma nuvem de vapor envolveu-a quase que instantaneamente. A flor tombou, murchou, perdeu a cor e, finalmente, tornou-se cinzenta como as próprias cinzas ao seu redor. Trinta anos mais tarde, um homem, num trator lunar, indo de Little Washington para Grimaldi, viu o esqueleto cinzento e tomou-o por uma formação mineral incomum. Estabeleceu as coordenadas e anotou mentalmente o fato para mencioná-lo mais tarde ao selenólogo da Base de Grimaldi, mas esqueceu-o.

A turbulência aumentou. O transtorno que Klementi começara ainda não chegara ao fim...]



O Outro Pé - Damon Knight [ Download ]