segunda-feira, 2 de maio de 2011

Splice - A nova espécie



Splice é um uma dessas joías do cinema que talvez por conta de uma campanha de propaganda tímida, acaba por não receber a atenção compatível com sua grande qualidade.

Neste filme de 2009, dirigido por Vincenzo Natali, um casal de geneticistas brilhantes e pouco convencionais, Elsa e Clive (Sarah Polley e Adrian Brody), são bem sucedidos em criar organismos amorfos para fornecer material genético para produtos farmacêuticos. Quando a diretoria da empresa na qual trabalham, resolve tirar proveito financeiro da extração das enzimas valiosas, ao invés de focar na continuação das pesquisas, eles decidem continuar suas experiências para criação de um organismo humano híbrido, por conta e risco.

O filme consegue com maestria atravessar por diversos gêneros, do horror ao thriller psicológico, indo além do tema banal do criador versus criatura. Seus atores, principalmente Sarah Polley, que nos envolve com seu personagem, joga tanto com nossa simpatia quanto com nossa indignação. Ela e o marido Clive, vivem uma relação profissional em desacordo com suas motivações íntimas.

Um filme perturbador e que gera questionamentos dolorosos, sem respostas fáceis.


Assista ao filme !