domingo, 19 de junho de 2011

Prometeus, um prelúdio para Alien?



Na mitologia grega, Prometeu é um titã, conhecido por sua astúcia e inteligência, responsável por roubar o fogo de Zeus e o dar aos mortais. Como castigo, Prometeu foi acorrentado a uma rocha no Cáucaso, onde seu fígado era devorado por uma águia durante o dia, para vê-lo regenerar-se de noite (devido à sua imortalidade), e ser devorado no dia seguinte e assim se repetindo por toda eternidade.

O papel de Prometeu na lenda seria o de proteger a raça humana contra um mal com poderes superiores.




Quando Ridley Scott anunciou no final de 2010, que estava iniciando a produção de um prelúdio para o seu Alien, O oitavo passageiro de 1979, especulações tomaram a internet, fazendo-o já então, o filme mais aguardado do ano de 2012.

O roteiro original de Jon Spaihts foi revisado por Damon Lindelof  (da série Lost), e batizado como 'Prometheus' e H.R. Giger (o criador do design original) foi contratado para dar consultoria na criação das naves e criaturas.

Porém, uma onda de boatos e disputas logo no início deste ano, passaria a capitalizar a atenção de todos. Após uma acirrada disputa sobre quais seriam os nomes escalados para os papeis principais, a 20th Century Fox anunciou o adiamento da volta à franquia.

O que seria uma prequela do primeiro filme, trinta anos antes da descoberta feita pela tripulação do cargueiro Nostromo, se transformou em outro filme, também relacionado com a mitologia criada por Ridley Scott.

Apesar do sigilo, muito se especula que a ação poderá tratar da terraformação (criar condições de ambiente semelhantes aos da Terra) de um planeta inóspito, para possibilitar a colonização humana.




Fontes de dentro da equipe de produção garantiram que para manter a conexão com o universo Alien, o diretor fará uso do personagem batizado Space Jockey.

A criatura teve um papel relativamente pequeno e muito pouco se sabe sobre seus antecedentes.

No fime Alien, quando o rebocador comercial Nostromo desce ao planetoíde LV-426, em resposta a um sinal interpretado como um pedido de socorro, os membros da tripulação, Dallas, Lambert e Kane, encontram seu corpo e percebem que ele foi o responsável pela transmissão do sinal que os levou até a espaçonave abandonada. Eles também percebem que seu peito parece ter sido aberto a partir do interior. Presumivelmente a criatura foi infectada por um 'facehugger', como é chamado o estágio responsável por 'semear' os ovos dentro dos hospedeiros.





O diretor James Cameron também chamava a criatura de "O Grande Paciente Dental". Estas enormes  criaturas parecidas com elefantes podem ter sido as primeiras vítimas dos Xenomorfos e talvez também seus criadores.

Apesar de não ter aparecido nos filmes seguintes da série, Space Jockey, também conhecido como O Piloto, voltou a surgir em romances, games e quadrinhos que exploram o universo Alien. Em 'Earth Hive' de Steve Perry, os Space Jockey coletam ovos xenomorfos, e no romance 'Original Sin' de Michael Friedman,  Piloto pertence a uma raça chamada de Mala'kak.

Na adaptação do filme Alien para os livros, feita por Alan Dean Foster, o androide Ash descreve Space Jockey como sendo de uma raça de criaturas nobres e espera que a humanidade possa encontrá-los no futuro sob circunstâncias mais agradáveis. Também deixa transparecer que eles são maiores, mais fortes e possivelmente mais inteligentes do que os humanos.






Garantidos no elenco estão Charlize Theron, Michael Fassbender, Guy Pearce, Sean Harris, Noomi Rapace, Idris Elba, Kate Dickie, Logan Marshall-Green, Benedict Wong e Emun Elliott.

As filmagens que iniciaram na Inglaterra prosseguem na Islândia, e tem previsão para chegar aos cinemas (em 3D) em 8 de junho de 2012.

Acompanhe as novidades sobre as filmagens em:

Alien Explorations

Aliens versus Predator Galaxy

Alien Prequel News

Prometheus Movie News



Alien Harvest - Roteiro de Jon Spaihts [ Donwload ]

Earth Hive - Steve Perry [ Download ]

Original Sin - Michael Friedman [ Dowmload ]