sábado, 23 de fevereiro de 2008

JULES VERNE

Jules Verne (8 de Fevereiro de 1828-1908) nasceu na França, em uma ilha próxima a Nantes, seu pai era um advogado famoso e para que seguisse seus passos, Verne foi mandado para Paris, estudar Direito. Tudo dizia que a vida de Verne seguirira de maneira previsível, enquanto gozava dos confortos da cidade, mas o contato com os intelectuais surtiu efeitos no jovem que logo se encantou com a literatura, para profundo desgosto de sua família.

Naquela época, uma das maneiras mais seguras de se fazer fama e fortuna na literatura era escrevendo para o teatro. Todos os autores daquela época, Dumas, Balzac, tinham logrado sucesso assim. Desta forma, Jules começou a escrever operetas em colaboração com Michel Carré e poucos anos depois, em 1850, uma de suas comédias foi apresentada. Esta não teve boa aceitação. Apaixonado pela efervescência de sua época, Vernes estava sempre cercado de novas talentos e seguia as novas correntes de ideías. Sua paixão principal era a geografia e o mundo da ciência, o mar e as expedições.

Um dia, já casado, em 1962, enviou um manuscrito a um editor, inspirada nas experiências de Madar, que se propunha a viajar pelo mundo em um balão. O romance se chamava 'Vitória' e grande parte se passava sobrevoando a África.

O editor achou a ideía interessante, contudo mal construida. Verne ouviu as críticas e em 24 de Dezembro de 1862, era publicada 'Cinco semanas num balão', a primeira de quarenta viagens extraordinárias que Jules Verne escreveria.
O sucesso foi tanto que Jules foi contratado como escritor em tempo integral.

Assim nascia a moderna literatura para jovens.




A imaginação de Verne conseguira conjugar habilmente elementos fantásticos com dados científicos, de tal maneira que a realidade e a ficção deixavam de ser perceptíveis.



Dois anos depois lança 'Viagem ao Centro da Terra'.
Em 1868 inicia a famosa trilogia, 'Os filhos do Capitão Grant (1868), 'Vinte mil léguas submarinas' (1870) e 'A ilha misteriosa' (1874).


Em 1870 Verne realiza uma longa viagem pela França a fim de colher material para seu livro 'A Geografia da França'.


Apesar do reconhecimento público, Verne enfrentava uma forte campanha difamatória; diziam que seus livros eram pessimamente escritos e que os jovens precisavam ler os clássicos, ao invés de histórias toscas sobre lugares distantes. Além disso, os cientistas acusavam Verne de que as suas histórias eram repletas de inverdades científicas, que ao invés de divulgar, deformava o conhecimento.

Verne continuaou explorando os temas que desde o princípio se manifestaram em sua obra. Entre suas melhores histórias, estavam aquelas que conseguiam mesclar ciência, um argumento baseado em uma difícil viagem e o componente heroíco, que gerava uma forte tensão ao se debater contra opositores e perigos.



Jules Verne sofria com a diabetes e perdeu a visão nos seus últimos anos de vida, recluso em Amiens, onde morreu aos 81 anos.



Vinte anos depois, um grupo de estudantes resolveu dar a volta ao mundo, seguindo o roteiro de Verne e levaram somente 43 dias.



A obra de Jules Verne representou mais do que um mero entretenimento para a juventude - lida e traduzida no mundo inteiro, chegou até os nossos dias como uma mensagem de esperança na determinação e na criatividade do ser humano.




Curiosidades sobre Jules Verne

Verne antecipou o uso de tanques de guerra no livro 'A casa de vapor', o submarino em '20.000 léguas submarinas'. O lança-chamas em 'Ante a bandera' . Os satélites artificiais de 'Robur, o dono do mundo.'
Outros trabalhos seus também descreveram com extrema precisão máquinas e inventos que são hoje familiares, mas em seu tempo impensáveis, como o helicóptero, a tortura com descargas elétricas, bombas de fragmentação, o canhão de longo alcance, mísseis teledirigidos, cercas elétricas e o cinema sonoro.Mas um de seus mais surpreendentes livros, 'Da terra a lua', estava recheado de predições que se cumpririam muitos anos depois com incrível precisão.Verne situa um telescópio de 5 metros de diâmetro nas Montanhas Rochosas, nos EUA, com alguns detalhes idênticos ao primeiro telescópio do Monte Palomar.Em lugar de escolher os países que iriam promover as viagens, entre as maiores potências de seu tempo (França e Inglaterra), Verne preferiu os EUA e a Rússia.
O lugar de lançamento da nave de Verne era Cabo Town, bem perto de Cabo Canaveral.Nas primeiras viagens ao espaço de Verne, viajam animais cobaias. A cadela Laika foi o primeiro ser vivo a viajar para o espaço.
A nave de Verne se chamava Columbia e carregava três homens.O módulo da Apollo 11 se chamava Columbia e também carregava três homens.A Columbia de Verne possuia um sistema de refrigeração baseado em circuito fechado, os ocupantes se alimentavam de alimentos concentrados e usavam foguetes secundários para corrigir a rota. Como as naves modernas.

"Tudo que uma pessoa pode sonhar, outras podem tornar realidade. Jules Verne"




Viagem ao centro da Terra [ Download ]
Da terra a Lua [ Download ]
A volta ao mundo em 80 dias [ Download ]
A ilha misteriosa [ Download ]
Os filhos do Capitão Grant [ Download ]
Vinte mil léguas submarinas [ Download ]
A casa a vapor [ Download ]
O Castelo dos Cárpatos [ Download ]
As Índias negras [ Download ]