domingo, 29 de maio de 2011

Neal Stephenson



Neal Stephenson (31 de Outubro 1959) nasceu em Fort Meade, Maryland (EUA) em uma família de engenheiros e cientistas e viveu os primeiros anos de sua vida em Iowa.

Foi assistente de pesquisa no Departamento de Energia em Ames e é formado em física pela Universidade de Boston, onde também trabalhou.

É apontado como o melhor exemplo de literatura pós-cyberpunk, abordando áreas como matemática e computação.

Seu primeiro romance publicado, 'The Big U' (1984) teve pouca repercussão. Passou a ser conhecido com Snow Crash (1992), que fundia memes, vírus de computador e outros temas tecnológicos com mitologia suméria. O reconhecimento internacional veio com The Diamond Age (1995), sendo galardoado com os prémios Hugo e Locus e incluindo-se entre os finalistas do prémio Nebula. Em seguida Stephenson lançaria um outro grande sucesso de crítica e vendas, Cryptonomicom (1999), um tecno-thriller, recheado de detalhes técnicos, de programação de computador, criptografia e submarinos da segunda guerra mundial, um livro cultuado entre hackers.

Com a série de livros Baroque Cycle (O Ciclo Barroco) Stephenson dá um passo definitivo para se afastar da FC convencional, a saga composta por oito romances histórico-científicos independentes, traduzida em vinte línguas e vencedora em 2004 do Prémio Arthur C. Clarke. 

Além de escritor, Neal trabalha em uma empresa que desenvolve sistemas de propulsão e orientação orbital e também escreve para revistas como Wired.

Site Oficial



Neal Stephenson (Anathem, Baroque Cycle series, Cryptonomicon, In the Kingdom of Mao Bell,  Mother Earth Mother Board, Snowcrash, Spew, The Big U, The Diamond Age, The Great Simoleon Caper, Zodiac a Eco-thriller, Interface, Ensaios, Confusion, In the Beginning Was the Command Line, The Diamond Age or A Young Lady's Illustrated Primer. The Cobweb) [ Download ]