domingo, 31 de maio de 2009

Greg Bear


Gregory Dale Bear (20 de Agosto de 1951) nasceu em San Diego, California (EUA). É na atualidade, um dos escritores de maior importância no cenário da Ficção Científica (FC).

Bear se formou pela San Diego State College em 1973, e sempre foi fascinado por Ficção Científica. Com 15 anos vendeu seu primeiro conto e com 28 o primeiro livro, Hegira.

Sua obra cobre temas como conflitos galáticos (a série Forge of God), universos artificiais (série Eon) e evolução acelerada (Blood Music, Darwin's Radio e Darwin's Children).

Por utilizar-se de detalhadas explicações científicas, é considerado como um autor de FC Hard, mas tal categorização não pode ser vista de forma tão rigorosa, pois muitas de suas extrapolações são consideradas questionáveis do ponto de vista científico.

Seus trabalhos de maior sucesso, Darwin's Radio e Darwin's Children, tratam do impacto de uma estranha doença que parece se relacionar com uma transição evolucionária. Enquanto que a maior parte de suas ideias são pura diversão (afinal, trata-se de ficção), ele introduz de forma educativa e criativa, disciplinas como biologia molecular, tanto que Darwin's Radio ganhou destaque na revista Nature.

Apesar da maioria de seus trabalhos estarem relacionados com a FC, dois de seus primeiros contos, The Infinity Concerto e The Serpent Mage, publicados posteriormente no livro Songs of Earth and Power, são claramente de fantasia, enquanto Psychlone é um conto de terror.

Bear já publicou quase 30 contos em antologias de FC e revistas como a Analog, Omni, Nature, Famous SF e Galaxy, para citar algumas. Tem 35 livros publicados e não parou por ai.

"Comecei a escrever The City at the End of Time, que me leva de volta as minhas primeiras paixões na FC; contos de um futuro distante. Também estou elaborando um livro baseado em minhas pesquisas sobre evolução e genética."

A qualidade da obra de Bear é reconhecida através dos prêmios Hugo e Nebula que recebeu, tendo sido traduzido em mais de 17 idiomas. Uma de suas histórias, 'Dead Run', foi adaptada para o seriado de tv, The Twilight Zone. Outras estão na mira dos estúdios de cinema. The Forge of God foi comprada pelos estúdios Warner Brothers; Darwin's Radio e Darwin's Children irão se tornar uma minisérie do SciFi Channel.

Bear trabalhou para o National Citizens Advisory Council on Space Policy e como consultor da Sandia National Laboratories, Microsoft e outras companhias de software.

"Já escrevi cinco livros sobre o progresso da biologia, da genética e da biotecnologia nas últimas duas décadas. Trabalho com tecnologias avançadas, que servem como temas das minhas histórias, tenho orgulho da minha teoria alternativa da física, que usei em Anvil of Stars e Moving Mars. Fui o primeiro a escrever sobre lógica computacional quântica, no meu livro Heads, e sou reconhecido como o primeiro escritor de FC a tratar daquilo que seria posteriormente chamado de nanotecnologia".

Bear é casado com Astrid Anderson, filha do famoso escritor de FC Poul Anderson.

Greg Bear (Blood Music, Darwin's Radio, Eon, Eternity, Forge of God, Hardfought, Heads, Hegira, Legacy, Musica in la Sangre, Petra, Reina de Los Angeles, Slant, Strength of stones, Strikes and Spares, Tangents, The way of all ghosts, Trilogia de Thistledown, A seamless future, Anvil of stars, Beyond Heavens river, Darwin Children, Dead Lines, Dead Run, Dinosaur summer, Foundation and Chaos, Moving Stars, Psychlone, Quantico, Queen of Angeles, Ram shift phase 2, Rush, The infinity concert, The machineries of joy, The serpent mage, The venging, Through road no whither, Vitals, Star Wars - Rogue Planet ) [ Download ]