domingo, 15 de novembro de 2009

Samuel R. Delany



Samuel Ray Delany Jr. (1 de Abril de 1942) nasceu em New York (EUA). Apesar de ter crescido no Harlem, seu pai era um bem sucedido proprietário de uma casa funerária, o que possibilitou a Samuel estar cercado de livros, frequentar teatros e cultivar interesses como a ciência e as artes, principalmente a música. Aos treze anos já havia escrito um romance e uma peça para violino. Aos vinte anos publicaria seu primeiro livro de ficção científica, The Jewels of Aptor, ao mesmo tempo que se iniciava na carreira de cantor folk.

Entre 1962 e 1974, Samuel publicou uma série de livros, bem recebidos pela crítica em geral, como a série Dhalgren e Hogg. Nesta fase de sua vida, o ex-menino prodígio da FC, começava a ganhar notoriedade, não somente por seu talento. Além do fato de ser um dos poucos escritores de Ficção Científica negro, ( o que já seria o bastante para atrair o interesse da imprensa) Delany se declarava publicamente como bisexual.

Identificado com a New Wave, alguns de seus trabalhos, exploravam com sofisticação, temas sexuais de maneira explícita. Dhalgren e Stars in my pocket like grains of sand, incluem várias passagens eróticas e alguns de seus livros, como Equinox, The Mad man e Hogg, são catalogados nos Estados Unidos como literatura pornográfica.

Delany logo se tornaria um sinônimo de uma nova FC, menos voltada para a ciência, o espaço e raças alienígenas, mas explorando os limites sociais e sexuais, daquilo que chamamos de relacionamentos 'normais'. Ele mergulhava fundo no erotismo, na bisexualidade, indo aos extremos do sadomasoquismo.

Um dos dois prêmios Hugo que recebeu, veio através de sua autobiografia, The Motion of Light in Water.

Seus livros mais famosos, como Einstein Intersection, Nova, Dhalgren, Babel-17 e Triton, assim como a antologia de contos Driftglass, lhe renderiam mais prêmios, incluindo quatro prêmios Nebulas

Delany é professor de Inglês e Literatura na Temple University, crítico literário e ainda escreve ensaios e crônicas para diversos jornais americanos.

Site de Samuel R. Delany

Samuel R. Delany ( Balada de Beta-2, Nova, Por siempre y Gomorra, Triton, Babel-17, Time considered as a helix of semi-precious stones, The fall os the towers series, Corona, Dhalgren, Flight for Neveryon, High Weir, Though the valley of the nest of spiders, Tales of Neveryon, The Einstein Intersection, The Star pit, The tales of dragons and dreamers, En Ciron vuelan) [ Download ]