terça-feira, 20 de abril de 2010

Como construir um universo que não desmorone dois dias depois - Philip K. Dick (2/5)

O pré-socrático Parmênides, filósofo grego ensinou que as únicas coisas que são reais são as coisas que nunca mudam... e o pré-socrático Heráclito, filósofo grego, ensinou que tudo muda. Se você sobrepuser os dois pontos de vista, você tem este resultado: Nada é real.

Há uma outra ideia fascinante junto a essa linha de pensamento: Parmênides poderia nunca ter existido, porque ele envelheceu e morreu, e desapareceu, por isso, de acordo com sua própria filosofia, ele não existiu.

Heráclito estaria certo - não vamos esquecer que, por isso, se Heráclito está certo, Parmênides não existia e, portanto, de acordo com a filosofia de Heráclito, Parmênides estava certo, talvez, desde Parmênides preenchidas as condições, os critérios, por que Heráclito julgava ser real. 

Eu digo isso apenas para mostrar que, assim que você começa a perguntar o que é real, em última instância, você logo começará a dizer besteira. Zenão mostrou que o movimento era impossível (na verdade ele só imaginava que ele tinha provado isso, o que faltou foi o que tecnicamente é chamado a "teoria dos limites"). David Hume, o mais cético de todos eles, uma vez comentou que, após uma reunião de cépticos se reuniram para proclamar a veracidade do ceticismo como uma filosofia, todos os membros da reunião, no entanto saíram pela porta e não pela janela. Eu vejo o ponto de Hume.

Era tudo conversa.
Os solenes filósofos não levavam a sério o que eles diziam. 

Mas eu considero que a questão da definição do que é real - isto é um assunto sério, mesmo vital. E tem também a definição do homem autêntico. Por causa do bombardeio de pseudo-realidade são produzidos seres humanos inautênticos muito rapidamente, seres humanos espúrios - tão falsos quanto os dados por todos os lados. Meus dois tópicos são realmente um tópico, eles se unem neste momento. Realidades de mentira irão criar seres humanos de mentira. Ou os seres humanos falsos irão gerar realidades falsas e, em seguida, vendê-los a outros seres humanos, transformando-os, eventualmente, em falsificações de si mesmos. Assim, acabamos com os seres humanos a inventar falsas realidades para outros seres humanos falsos. É apenas uma versão muito grande de Disneylândia.  

Na minha escrita, fiquei tão interessado em falsificações que finalmente surgiu o conceito de falsificações falsas. Por exemplo, na Disneylândia existem aves falsas que funcionam por motores elétricos que emitem gritos e sons quando você passa por eles. Suponha que uma noite que nós entremos no parque com pássaros reais e substituísse os artificiais por eles. Imagine o horror dos funcionários quando descobrirem a farsa: aves de verdade! E talvez um dia até mesmo hipopótamos e leões de verdade. Consternação. O parque sendo ardilosamente transmutado do irreal para o real por forças sinistras. Por exemplo, suponha que o Matterhom se transforme em uma montanha coberta de neve verdadeira? E se todo o lugar, por um milagre do poder de Deus e sabedoria, foi alterado, num momento, num piscar de olhos, em algo incorruptível?
Eles teriam que fechar as portas. 

No Timeu de Platão, Deus não criou o universo, como o Deus cristão o fez. Ele simplesmente o encontrou assim. Um caos total. Deus começa a trabalhar para transformar o caos em ordem. Essa idéia me agrada, e eu a tenho adaptado para caber nas minhas necessidades intelectuais: E se o nosso universo começou como algo não real, uma espécie de ilusão, como ensina a religião hindu, e Deus, cheio de amor e bondade para nós, transmutou-o lentamente, lenta e secretamente, em algo real? 

Nós não estaríamos cientes dessa transformação, uma vez que não estavam cientes de que nosso mundo era uma ilusão, em primeiro lugar. Tecnicamente é uma idéia gnóstica. O gnosticismo é uma religião que abraçou os judeus, cristãos e pagãos durante vários séculos. Eu tenho sido acusado de explorar idéias gnósticas.
Eu acho que é verdade. Tempos atrás eu teria sido queimado.

Mas algumas destas idéias me intrigam. Uma vez, quando eu estava pesquisando sobre o gnosticismo na Enciclopédia Britânica, me deparei com a menção de um códice gnóstico chamado o Deus Irreal e os aspectos de seu Universo Inexistente, uma idéia que me levou ao riso desamparado. Que tipo de pessoa iria escrever sobre algo que ela sabe que não existe, e como é possível que algo que não existe tenha aspectos? Mas então eu percebi que eu estava escrevendo sobre esses assuntos por mais de vinte e cinco anos. Acho que há muita margem de manobra no que você pode dizer quando se escreve sobre um tema que não existe.

Um amigo meu uma vez que publicou um livro chamado 'Snakes of Hawai' (Cobras do Havaí).
Várias pessoas escreveram-lhe requisitando o livro. Bem, não há cobras no Havaí.
As páginas estavam em branco. 

Claro que na ficção científica não há nenhuma pretensão de que os mundos descritos sejam reais. É por isso que chamamos de ficção. O leitor é avisado com antecedência para não acreditar no que ele está prestes a ler. É igualmente verdadeiro que os visitantes da Disneylândia entendem que o Sr. Toad realmente não existe e que os piratas são animados por motores e servo-mecanismos, relés e circuitos eletrônicos.
Portanto, ninguém fica decepcionado.  

E ainda assim, a coisa estranha é que, de alguma forma, muito do que aparece sob o título "ficção científica" é verdadeiro. Pode não ser literalmente verdade, eu suponho. Nós realmente não fomos invadido por criaturas de outro sistema estelar, como em 'Contatos Imediatos do Terceiro Grau'. Os produtores do filme nunca pretenderam que nós acreditássemos nisso. Ou não?  

A ferramenta básica para a manipulação da realidade é a manipulação das palavras.
Se você pode controlar o significado das palavras, você pode controlar as pessoas que devem usar as palavras. George Orwell deixou isso claro em seu romance "1984". Mas uma outra maneira de controlar a mente das pessoas é o de controlar as suas percepções. Se você puder levá-los a ver o mundo como você, eles vão pensar como você. Compreensão decorre da percepção. Como você pode fazê-los ver a realidade que você vê? Afinal, é só uma realidade de muitas.

As imagens são um componente básico: fotos. É por isso que o poder da TV para influenciar as mentes dos jovens é tão incrivelmente grande. As palavras e as imagens são sincronizadas. A possibilidade de controle total do espectador existe, especialmente o jovem espectador. ver TV é uma espécie de sono de aprendizagem.

Um eletroencefalograma do cérebro de uma pessoa que assiste a um programa de TV demonstra que, após meia hora, o cérebro entra no estado crepuscular hipnoidal, que emite ondas alfa. Isso ocorre porque há pouco movimento do olho. Além disso, grande parte das informações é gráfica e, portanto, passa para o hemisfério direito do cérebro, ao invés de ser processado pelo lado esquerdo, onde a personalidade consciente está situada.

As experiências recentes indicam que muito do que vemos na tela da TV é recebido em uma base subliminar.
Só imaginamos que nós vemos conscientemente o que está lá. A maior parte das mensagens iludem a nossa atenção, literalmente; após algumas horas assistindo TV, não sabemos o que vimos.

Nossas memórias são falsas, assim como nossas lembranças de sonhos. Os espaços são preenchidos a posteriori e falsificados. Temos participado inadvertidamente na criação de uma realidade falsa, e então nós temos gentilmente alimentados a nós mesmos. Somos coniventes em nossa própria destruição.  

E - e faço esta afirmação como um escritor profissional de ficção - produtores, roteiristas e diretores que criam estes mundos audiovisuais não sabem o quanto do seu conteúdo é verdadeiro. Em outras palavras, eles são vítimas, junto conosco, de seu próprio produto. Falando por mim, eu não sei o quanto a minha escrita é verdade, ou que partes (se houver) são verdadeiras. Esta é uma situação potencialmente letal.

A ficção imita a verdade, e a verdade imita a ficção.

Temos uma sobreposição perigosa. E provavelmente isso não é deliberado. Na verdade, isso é parte do problema. Você não pode legislar sobre um autor em sua correta rotulagem dos produtos, como uma lata de doce, cujos ingredientes são listados no rótulo... você não pode obrigá-lo a declarar que parte é verdade e o que não é - se ele próprio não sabe. 

É uma experiência assustadora escrever algo acreditando que é pura ficção, e saber mais tarde - talvez anos depois - que é verdade. Gostaria de lhe dar um exemplo. É algo que eu não entendo. Talvez você pode vir com uma teoria. - eu não posso. 

Em 1970 eu escrevi um romance chamado 'Flow My Tears, the policeman said'. Um dos personagens é uma menina de dezenove anos de idade chamado Kathy. O nome do marido dela é Jack. Kathy parece trabalhar no mundo do crime; Mais tarde, ao continuarmos a leitura, descobrimos que na verdade ela está trabalhando para a polícia. Ela tem um relacionamento com um inspetor de polícia. O personagem é pura ficção.

Ou pelo menos eu achava que era. 

De qualquer forma, no Natal de 1970, eu conheci uma menina chamada Kathy - isso foi depois que terminei a o livro, entenda. Ela tinha dezenove anos. Seu namorado se chamava Jack. Logo soube que Kathy era traficante de drogas. Passei  meses tentando levá-la a desistir de traficar drogas. Então, uma noite quando estávamos entrando juntos em um restaurante, Kathy parou e disse: "Eu não posso entrar". Sentado no restaurante, estava um inspetor de polícia a quem eu conhecia. "Eu tenho que dizer a verdade", disse Kathy. "Eu tenho um relacionamento com ele." 

Certamente, estas são coincidências estranhas.

Talvez eu tenha premonições.

Mas o mistério se torna ainda mais intrigante, e o que vem em seguida me deixou perplexo.