sexta-feira, 23 de abril de 2010

Como construir um universo que não desmorone dois dias depois - Philip K. Dick (5/5)


Bem, como eu disse anteriormente, um autor de uma obra de ficção supostamente poderia escrever a verdade e não saber disso.

Para citar Xenófanes, outro pré-socrático: Mesmo que um homem fale a mais completa verdade, ainda que ele próprio não o saiba, todas as coisas estão envoltas em aparências (Fragmento 34).

E Heráclito acrescentou a este: É da natureza das coisas o hábito de esconder-se (fragmento 54).

W. S. Gilbert, de Gilbert e Sullivan: As coisas raramente são o que parecem; leite desnatado se disfarça como creme.

O ponto principal de tudo o que é que não podemos confiar em nossos sentidos e, provavelmente, nem mesmo nos nossos raciocínios a priori. Quanto aos nossos sentidos, eu compreendo que as pessoas que tenham sido cegas de nascença e de repente passem a enxergar fiquem espantadas ao descobrir que os objetos pareçam ficar menores à medida que se afastam. Logicamente não há razão para isso. Nós, naturalmente aceitamos isso, porque estamos acostumados. Vemos os objetos se tornam menores, mas sabemos que na realidade, eles continuam do mesmo tamanho. Assim, mesmo a pessoa pragmática e comum dá um certo desconto ao que seus olhos vêem e lhe dizem as orelhas. 

Pouco do que Heráclito escreveu sobreviveu, e o que temos é obscuro, mas o fragmento 54 é lúcido e importante: a estrutura latente é mestre da estrutura óbvia. Isto significa que Heráclito acreditava que havia um véu sobre a paisagem verdadeira. Ele também pode ter suspeitado que o tempo de certa forma, não é o que parece, pois no fragmento 52 ele disse: O tempo é uma criança brincando, de uma criança é o reino. Este é realmente enigmático. Mas ele também disse no fragmento 18: Se não se espera, não vai descobrir o inesperado, não é para ser seguido e nenhum caminho leva-nos a ele.

Eduardo Hussey em seu livro erudito 'Os pré-socráticos', diz: "Se Heráclito é tão insistente sobre a falta de compreensão demonstrada pela maioria dos homens, parece razoável que ele deveria oferecer mais instruções para penetrar a verdade. A fala sobre o enigma de adivinhação sugere que algum tipo de revelação, além do controle humano, é necessário... A verdadeira sabedoria, como já foi visto, está intimamente associada a Deus, o que sugere ainda que o avanço da sabedoria de um homem o torna uma parte de Deus."

Esta citação não é de um livro religioso ou de um livro sobre a teologia, é uma análise dos primeiros filósofos por um antigo professor de Filosofia na Universidade de Oxford. Hussey deixa claro que para esses filósofos não havia distinção entre a filosofia e a religião. O primeiro grande salto na teologia grega foi feita por Xenófanes de Cólofon, nascido em meados do século VI A.C.
Xenófanes diz: "Um deus não existe como as criaturas mortais, quer em forma corpórea ou no pensamento de sua mente. O conjunto de tudo que ele vê, tudo ele pensa, tudo que ele ouve fica sempre parado no mesmo lugar, sem pensar que ele deveria se mover agora desta forma, agora dessa outra." 

Este é um conceito sutil e avançado de Deus, evidentemente sem precedentes entre os pensadores gregos. Os argumentos de Parmênides pareciam mostrar que toda a realidade deve realmente ser uma mente. Hussey escreve, com um objeto de pensamento em mente, quando Heráclito diz especificamente que é difícil dizer o quão longe os projetos na mente de Deus distinguem-se da execução em todo o mundo, ou mesmo o quanto a mente de Deus é distinta do mundo.

Anaxágoras sempre me fascinou. Anaxágoras foi conduzido a uma teoria da microestrutura da matéria que se tornou, de forma misteriosa, na razão humana. Anaxágoras acreditava que tudo foi determinado pela mente. Estes não eram pensadores infantis nem primitivos. Eles debateram questões sérias e estudavam os pontos de vista uns dos outros com uma visão hábil. Foi só no tempo de Aristóteles que seus pontos de vista foram reduzidos àquilo que podemos perfeitamente - mas erroneamente - classificar como bruto.

O somatório da teologia pré-socrática e filosofia pode ser declarado assim: O cosmos não é o que parece ser, e que provavelmente é, em seu nível mais profundo, é exatamente isso que o ser humano é em seu nível mais profundo - chame de mente ou alma, é algo unitário, que vive e pensa, e só parece ser plural e material.

Muito dessa visão nos alcança através da doutrina Logos sobre Cristo. O pensador e o pensamento em conjunto. O universo então é pensador e pensamento, e uma vez que somos parte dele, nós, como seres humanos, somos em última análise, pensamentos e pensadores dos pensamentos.
 
Assim, se Deus pensa em Roma por volta de 50 DC, em seguida Roma por volta de 50 DC existe. O universo não é um relógio de corda e Deus a mão que dá corda. O universo não é um relógio alimentado por bateria, sendo Deus a bateria. Spinoza acreditava que o universo é o corpo de Deus no espaço. Mas muito antes de Spinoza - dois mil anos antes dele - disse Xenófanes: "Ele exerce todas as coisas com o pensamento de sua mente" (Fragmento 25). 

Se algum de vocês já leu meu romance Ubik, você sabe que a misteriosa entidade, mente ou força chamado Ubik começa como uma série de comerciais baratos e vulgares e acaba dizendo:

Eu sou Ubik. Antes o universo era eu. Eu fiz os sóis. Eu fiz os mundos. Eu criei as vidas e os lugares que habitam, eu posso movê-los daqu, para lá. Eles vão para onde eu digo, eles fazem o que eu lhes digo. Eu sou a palavra e meu nome nunca é falado, o nome que ninguém sabe. Eu sou chamado Ubik, mas esse não é o meu nome. Eu sou. Serei sempre. 

É óbvio que este e que é Ubik, que diz especificamente que é a palavra que quer dizer, o Logos. Na tradução alemã, há uma das falhas mais maravilhosas do entendimento que eu já vi. Que Deus nos ajude se o homem que traduziu o meu romance Ubik em alemão estava a fazer uma tradução do grego para o alemão do Novo Testamento. Ele fez tudo certo até que ele começou a frase "Eu sou a palavra."
Aquilo o intrigou. O que pode o autor querer dizer com isso? ele deve ter perguntado a si mesmo, obviamente sem nunca ter vindo através da doutrina do Logos. Então ele fez um bom trabalho de tradução tanto quanto possível. Na edição alemã, a Entidade absoluto que fez o sol, fez o mundo, criou a vida e os lugares que habitamos, diz "Eu sou a marca." 

Tivesse ele traduzido o Evangelho segundo São João, acho que teria escrito: "Quando tudo começou, a marca já existia. A marca habitou com Deus, e o que Deus era, a marca era."

Parece que eu não só trago cumprimentos da Disneylândia, mas de Mortimer Snerd (famoso boneco de ventrílogo). Esse é o destino de um autor que pretende incluir temas teológicos na sua escrita.
"A marca foi, então, com Deus no início, e por meio dele todas as coisas vieram a ser, nada foi criado sem ele."

Vamos esperar que Deus tenha senso de humor. 
Ou devo dizer, vamos esperar que a marca tenha um senso de humor. 

Como eu lhe disse antes, minhas duas preocupações na minha escrita são "o que é realidade" e "o que é o autêntico humano". Tenho certeza que você pode ver agora, que não tenho sido capaz de responder à primeira pergunta. Tenho uma intuição de que alguma forma o mundo da Bíblia é literalmente uma paisagem real, mas velada, que nunca muda. Está escondido da nossa vista, mas disponível para nós através da revelação. Isso é tudo que eu posso dizer - uma mistura de experiência mística, raciocínio e fé.

Gostaria de dizer algo sobre as características do ser humano autêntico, e nessa busca tive respostas mais plausíveis.  

O ser humano autêntico é um de nós que instintivamente sabe o que deveria fazer, e além disso, vai se recusar a fazê-lo. Ele vai se recusar a fazê-lo, mesmo que isso traga conseqüências ruins para ele e para aqueles a quem ele ama. Isso para mim, é o traço finalmente heróico das pessoas comuns, que dizem não ao tirano e calmamente arcam com as conseqüências dessa resistência. Suas ações podem ser pequenas, e quase sempre despercebidas, não são parte da História. Seus nomes não são lembrados, nem estes seres humanos autênticos esperam que seus nomes sejam lembrados. Eu vejo a sua autenticidade de uma forma estranha: não está em sua vontade de realizar grandes feitos heróicos, mas na sua recusa em silêncio.
Em essência, eles não podem ser obrigados a ser o que eles não são.  

O poder das realidades espúrias de hoje nos espanca - estes produtos fabricados nunca penetram o coração dos verdadeiros seres humanos. Eu vejo as crianças assistindo TV e no começo eu tenho medo do que está sendo ensinado, e então eu percebo, eles não podem ser afetados ou prejudicados. Eles vêem, escutam, compreendem e, em seguida, onde e quando for necessário, eles rejeitam. Há algo muito poderoso na capacidade de uma criança para enfrentar os fraudulentos. A criança tem o olho mais claro, a mão mais firme. Os vendedores ambulantes estão apelando para a submissão dos pequenos em vão. É verdade que as empresas de cereais podem ser capazes de fazê-los ingerir grandes quantidades de lixo no café da manhã, as cadeias de hambúrguer e cachorro-quente podem vender um número infinito de fast-food para crianças, mas o coração bate profundo com firmeza, inalcançável. Uma criança de hoje pode detectar uma mentira mais rápido que o mais sábio de adultos de duas décadas atrás.

Quando eu quero saber o que é verdadeiro, eu peço opinião aos meus filhos.

Eles não me perguntam, eu os procuro.  

Um dia meu filho Christopher, de quatro anos, estava brincando na minha frente e da sua mãe. Nós, os adultos, começamos a discutir a figura de Jesus nos Evangelhos sinópticos. Christopher virou-se para nós por um instante e disse:

"Eu sou um pescador. Eu pesco pelo peixe". 

Ele estava brincando com uma lanterna de metal que alguém tinha me dado, que eu nunca tinha usado... e de repente eu percebi que a lanterna tinha a forma de um peixe. Eu me perguntei que os pensamentos estavam sendo colocados na alma do menino naquele momento - e não foram colocados lá por comerciantes de cereais ou vendedores de doces.

"Eu sou um pescador. Eu pesco pelo peixe”.
Christopher de quatro anos, havia encontrado o sinal que não achei até que tivesse quarenta e cinco anos de idade.

O tempo está se acelerando. E para quê? Talvez tenham nos dito dois mil anos atrás.

Ou talvez não tenha sido realmente há muito tempo, talvez seja uma ilusão que tanto tempo tenha passado.
Talvez tenha sido há uma semana, ou mesmo hoje pela manhã. Talvez o tempo esteja acelerando, talvez, além disso, ele vá se acabar. 

E se isso acontecer, os passeios na Disneylândia nunca vão ser os mesmos.

Porque quando o tempo acabar, os pássaros e os hipopótamos e leões e veados na Disneylândia, não serão mais simulações e pela primeira vez, um pássaro de verdade vai cantar.