domingo, 25 de abril de 2010

K.W. Jeter


Kevin Wayne Jeter (1950-) nasceu em Los Angeles, Califórnia (EUA).

Escritor de Ficção Científica e horror, cursou a California State University de Fullerton onde conheceu os escritores James P. Blaylock e Tim Powers, e através destes, conheceu e tornou-se amigo de Philip K. Dick. Jeter inclusive serviu como inspiração para o personagem Kevin no livro VALIS, de PKD.

Muitas histórias de Jeter focam em aspectos subjetivos da realidade, lembrando trabalhos de PKD, mas com um estilo mais sombrio.

Jeter é reconhecido por escrever o primeiro livro ciberpunk, 'Dr.Adder', dez anos antes de qualquer editor se interessar em publicá-lo, mesmo sendo recomendado por Philip K. Dick. Os editores na época alegavam que o livro era por demais violento e sexualmente apelativo.

Jeter também cunhou o termo Steampunk, para descrever o gênero de história alternativa que se utiliza de tecnologia retrô, características de seus livros 'Morlock Night' e 'Infernal Devices'.

Além das suas próprias séries, K.W.Jeter escreveu um bom número de livros como parte de outros universos ficcionais, como Star Wars e Star Trek, e as sequências escritas por ele do filme Blade Runner (adaptação para o cinema do clássico 'Do androids dream of electric sheep', de PKD).
 
K.W.Jeter ( Dr. Adder, Seeklight, The Dreamfields, Telemorte, da série The Bounty Hunter Wars, The Mandalorian Armor, Slave Ship e Hard Merchandise, da série Blade Runner, The Edge of Human e Replicant Night ) [ Download ]